7º Seminário Estadual da Guavira: biodiversidade e geração de renda entre temas que serão abordados
Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, será realizada a 7ª edição do Seminário Estadual da Guavira. O evento é promovido pela UFMS, juntamente com outras instituições como a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), com apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul. Os interessados podem se inscrever aqui.
O tema do evento deste ano é Biodiversidade e geração de renda: caminhos para um futuro verde. No primeiro dia, 31 de outubro, a programação inclui a visitação da Feira Pé-di-Guavira, a palestra A biodiversidade brasileira em rede de inovação aberta, apresentação de trabalhos, roda de conversa, degustação de produtos de guavira e a realização do painel Sustentabilidade, Plantas Nativas e Bioeconomia. No segundo e último dia, 1º de novembro, serão realizadas as oficinas de doces de guavira e de extratos e cosméticos e a mostra Dia de campo em área experimental com “cata guavira”.
“A organização para traz pessoas do interior, de municípios que tem bastante guavira, para visitar o guaviral e também ensinar a plantar mudas. O pessoal recebe uma muda e a gente faz uma degustação toda com frutos nativos e produtos da guavira”, ressalta a coordenadora institucional do evento e professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição, Raquel Pires Campos.
Os participantes também poderão se inscrever até 23 de setembro para participar do Brota Guavira, voltado para a apresentação de trabalhos. Os resumos aceitos serão publicados nos anais do evento e apresentados no formato de banner. O evento também recebe inscrições até 30 de setembro para o 3º Concurso Guavira Sou Fã, que irá premiar as melhores fotos e poesias produzidas para exaltar a beleza e importância do fruto.
Para conferir mais informações e acessar os regulamentos para o concurso e apresentação dos trabalhos, clique aqui.
Outras atividades
No dia 18 de setembro, entre às 7h e às 10h30, a Universidade promove um café da manhã na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande, para comemorar os 15 anos da Feira de Produtores Agroecológicos.
De 20 a 23 de novembro, também serão promovidos o 9º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul e o 8º Encontro de Produtores Agroecológicos de Mato Grosso do Sul. Os eventos serão realizados em Campo Grande pela UFMS, Agraer, Uems, Embrapa Pantanal e pela Universidade Federal da Grande em Dourados. Com o tema Água e Clima: direito à vida, a programação será composta por conferência magna, mesas-redondas, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos e de experiências individuais e coletivas em agroecologia e pela Feira Agroecológica da Agricultura Familiar.
Histórico
O 1° Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul foi realizado em Campo Grande em novembro de 2002, com a presença de agricultores familiares, técnicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil organizada de todas as regiões do Estado, oriundos de mais de 50 entidades. Desde então, o evento já passou por Dourados e Corumbá, reunindo mais de 5 mil participantes. O 1º Seminário Estadual da Guavira foi realizado em 2018, na Cidade Universitária, após a publicação da Lei Estadual Nº 5.082, de 7 de novembro de 2017, que declara a guavira como fruto símbolo de Mato Grosso do Sul.
(Fonte: Site UFMS -Texto: Arthur Ayres/Agência de Com. Social e Científica)
Gazeta Trabalhista – Fone/Whats: 99213-7842 – Email: gazetatrabalhista@gmail.com
Concurso Agraer: Entre as áreas contempladas estão: Medicina Veterinária, Biologia, Zootecnia, Biblioteconomia, Serviço Social, Técnico Agrícola/Agropecuário, Técnico Laboratório e Agrícola/Agropecuário com ênfase em Topografia e Agente de Serviço Sócio Organizacional (Ensino Médio).
Aberto processo seletivo para Agraer/MS com 123 vagas para diversas áreas
Piso salarial/Biólogos: comissão da Câmara aprova piso de R$ 4.685 para biólogos do setor privado
O que pode mudar com a lei do Novo Ensino Médio, a partir de 2025
Merenda Escolar: Conselho Nacional de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores para 2025
Movimento dos policiais civis de MS teve adesão de todas as delegacias com paralisação de 4 horas
Nova gratificação a Oficiais de Justiça em MS: comissão da Assembleia é favorável ao projeto
Queimadas devem impactar o mercado alimentício e elevar custos dos alimentos
Sindicatos e Ministério Público vão receber denúncias de assédio eleitoral no trabalho
.