Deputado ressalta importância de 1ª Cooperativa agropecuária indígena de MS, dos Kadiwéus em Porto Murtinho
Para ressaltar a participação dos representantes indígenas na formulação das políticas públicas o Deputado Estadual Neno Razuk (PTB) exaltou por meio de uma moção de congratulações a importância da participação indígena no fomento agropecuário e valorização dos povos indígenas.
Na proposição, o parlamentar homenageou o líder indígena Edelson Fernandes, que presidirá a primeira Cooperativa Agropecuária Indígena no Estado de Mato Grosso do Sul, denominada Cooperativa dos Pecuaristas e Agricultores Indígenas Kadiwéu.
“Temos a segunda maior população indígena do Brasil, isso é fundamental para mostrar a autonomia dos povos indígenas. A criação da Cooperativa é um marco histórico no empreendedorismo dos cooperados e no fomento do desenvolvimento local”, ressaltou.
Como forma de reconhecer o trabalho desenvolvido, o deputado enviou os cumprimentos ao primeiro presidente da Cooperativa, com cópia para a Fundação nacional dos índios (FUNAI) e aos agricultores da etnia Kadiwéu, que em conjunto marcam a iniciativa de protagonismo.
“Faço questão de parabenizar os responsáveis pela criação da cooperativa e ressaltar que o gabinete está de portas abertas para juntos trabalharmos políticas públicas e apoio a eles. A cooperativa marca o início de um trabalho em conjunto, sendo o primeiro passo de muitos para a autonomia e valorização dos povos indígenas. São ações assim que fortalecem o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda para eles”, destacou o deputado.
(Fonte: assessoria de comunicação parlamentar/ALMS)