Servidores públicos federais retomam em agosto mobilização em defesa do serviço público e da democracia
Os servidores públicos federais retomam no início de agosto a mobilização em defesa da valorização da categoria, defesa do serviço público e da democracia e contra os ataques desferidos pelo governo federal em setores essenciais como a saúde e educação.
Durante toda a semana, a partir de 1 de agosto, ocorrerá uma agenda de mobilizações que inclui a recepção de parlamentares no Aeroporto Internacional de Brasília, atos em defesa das eleições e contra a violência política no Senado Federal e, também, em defesa do Serviço Público e da Democracia no Congresso Nacional. Estão previstas, ainda, manifestações em frente ao Ministério da Economia e Superior Tribunal Federal (STF).
“A Jornada de Lutas é fundamental para dar continuidade ao processo de organização das servidoras e dos servidores públicos na denúncia dos cortes orçamentários, da destruição dos serviços públicos e alertando sobre a possibilidade de colocarem a qualquer momento a PEC 32 [contrarreforma Administrativa] em votação. Outra questão importante colocada nessa jornada é a defesa da democracia. Lutaremos para que seja garantido esse processo eleitoral que irá acontecer esse ano, considerando as ameaças colocadas pelo próprio presidente Jair Bolsonaro nas últimas semanas, questionando esse processo. Nesse sentido é fundamental a mobilização em Brasília, em unidade com as demais categorias dos serviços públicos, e dialogando com parlamentares. Acreditamos que a derrota desse governo se dará nas ruas e nas urnas”, disse Francielie Rebelatto, 2ª secretária do ANDES-SN (sindicato nacional dos docentes das instituições federais de ensino superior), que reforça que as próximas semanas serão decisivas no Congresso Nacional.
Confira abaixo a agenda da Jornada de Lutas
Segunda-feira (01/08)
17h – Mobilização no Aeroporto – recepção de parlamentares
Terça-feira (02/08)
7h – Mobilização no Aeroporto – recepção de parlamentares
10h – Ato em defesa das eleições e contra a violência política no Auditório 7 do Senado Federal
14h – Concentração no Espaço do Servidor, marcha na Esplanada e ato no Ministério da Economia (Bloco P)
Quarta-feira (03/08)
10h – Ato em defesa do Serviço Público e da Democracia no Congresso Nacional
14h – Ato em frente ao STF
(Fonte: Andes e Fasubra)
Projetos polêmicos que envolvem agronegócio e meio ambiente ficam para o segundo semestre no Senado