Projeto destina recursos de fundo científico para geração de energia em universidades

Projeto destina recursos de fundo científico para geração de energia em universidades

O Projeto de Lei 1430/22 inclui a implantação de sistemas de microgeração e minigeração distribuída de energia elétrica entre as aplicações de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) destinados ao financiamento de projetos de implantação e recuperação de infraestrutura de pesquisa nas instituições públicas de ensino superior e de pesquisa.

O texto foi apresentado pelo deputado Carlos Henrique Gaguim (União-TO) e está em análise na Câmara dos Deputados. Com a proposta, o parlamentar pretende aliviar os gastos com energia elétrica das instituições públicas de ensino superior e de pesquisa brasileiras.

“Acreditamos que essas instituições devem investir recursos destinados a sua infraestrutura em sistemas de microgeração e minigeração distribuída de energia elétrica, de maneira a reduzir suas contas de eletricidade a valores muito inferiores aos que hoje precisam dispender”, defende Gaguim.

Os processos de micro e minigeração distribuída permitem ao consumidor instalar pequenos geradores de fontes renováveis de energia solar, eólica, biomassa, hídrica e cogeração qualificada. A energia gerada no mês é descontada da energia consumida, proporcionando uma redução no valor da conta de energia do cliente.

A medida, diz Gaguim, contribuirá para ampliar os recursos disponíveis para as atividades fim das instituições públicas.

A proposta altera o Decreto-Lei 719/69, que criou o FNDCT.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Minas e Energia; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(Fonte: Agência Câmara de Notícias – Foto: Fabio-Pozzebom/Agência Brasil)

SBPC divulga Carta de Brasília: “A Ciência e a Educação nunca estiveram tão ameaçadas no Brasil”

Câmara dos Deputados deve analisar projeto que adia revisão da Lei de Cotas das universidades no início de agosto

Servidores públicos federais retomam em agosto mobilização em defesa do serviço público e da democracia

Câmara dos Deputados retoma votações de questões trabalhistas e outras a partir desta segunda (1)

 

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )