Agentes de saúde poderão fazer monitoramento quinzenal a pessoas com deficiência

Agentes de saúde poderão fazer monitoramento quinzenal a pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência que moram sozinhas ou com único acompanhante poderão ser monitoradas a cada 15 dias por agentes comunitários de saúde. A medida é prevista no Projeto de Lei 222/2022, que começou a tramitar nesta segunda-feira (22) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Conforme a proposta, os agentes deverão realizar cuidados básicos de saúde e, em caso de necessidade médica, fazer os devidos encaminhamentos.

De acordo com o projeto, além da atenção e cuidado com a pessoa com deficiência, os agentes comunitários deverão realizar vigilância básica ao familiar ou acompanhante e, se for preciso, fazer o encaminhamento médico. Caberá também aos agentes orientarem a pessoa com deficiência e seu acompanhante sobre os atendimentos na rede de saúde.

A proposta estabelece, ainda, que o acompanhamento pelos agentes de saúde tem caráter compulsório. Em caso de proibição da visita, a equipe responsável realizará o monitoramento da pessoa com deficiência por meio de análise do cadastro na Secretária de Estado da Saúde (SES), monitorando a utilização e frequência a consultas regulares, exames e demais rotinas médicas.

O cumprimento do monitoramento quinzenal e outras obrigações a ele relacionadas será acompanhado pela SES em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e a Subsecretaria de Estado da Pessoa com Deficiência.

Após apresentado em sessão ordinária, este projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável quanto a constitucionalidade, será discutido e votado nas comissões de mérito e em sessões plenárias.

(Fonte: ALMS – Foto: divulgação-prefeitura-de-São-João-do-Meriti)

Veto a projeto de apoio a motoristas de aplicativo em Campo Grande em discussão na Câmara nesta terça

Projeto suspende resolução que afeta planos de saúde de funcionários de estatais

Deputado federal Tio Trutis vira réu por forjar atentado e pode perder o mandato

facebook sharing button
whatsapp sharing button
sharethis sharing button
print sharing button
CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )