Educação e questão agrária em MS são temas de livros que serão lançados neste sábado (3) em Campo Grande

Educação e questão agrária em MS são temas de livros que serão lançados neste sábado (3) em Campo Grande

Os professores ADENILSO DOS SANTOS ASSUNÇÃO e RODRIGO SIMÃO CAMACHO lançarão neste sábado, 3 de maio, na cervejaria Prosa, às 19 horas, dois livros que dialogam entre si voltados a luta dos camponeses do Mato Grosso do Sul. A cantora Ana Cabral fará apresentação musical no evento.

O primeiro livro, “O Debate Paradigmático e a Questão Agrária em MS”, historiciza desde o processo de formação do estado como condição para estabelecer a força do agronegócio na contemporaneidade, como parte e reprodução do modo capitalista de produção no agrário, aqueles que detêm a maior parte das terras no estado. Na contramão, abordam os movimentos socioterritorias do campo como condição para reverter a realidade, utilizam-se de mobilizações na luta pela terra para alcançar a política nacional de reforma agrária como instrumento para reverter a Questão Agrária em MS, em forma de assentamentos rurais.

A desterritorialização do latifúndio por meio da reforma agrária, territorializa o camponês nos assentamentos. Essa territorialização demanda por políticas públicas específicas e coerentes com sua realidade e modo de vida, entre elas a Educação do Campo. Desta necessidade nasceu o segundo livro, “Educação do Campo e Resistência Camponesa: a práxis pedagógica emancipatória, dialógica e em alternância da Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues”. Obra investida da defesa de uma educação específica para os povos do campo, que a partir da experiência da EFAR apresenta em sua prática pedagógica na formação dos sujeitos do campo, a busca da emancipação na resistência para vencer às condições a eles impostas pelo capital.

Rodrigo Camacho, autor de “O Debate Paradigmático e a Questão Agrária em MS”

Adenilso Assunção, autor de “Educação do Campo e Resistência Camponesa: a práxis pedagógica emancipatória, dialógica e em alternância da Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues”

Gazeta Trabalhista – Fone/Whats: 99213-7842 – Email: gazetatrabalhista@gmail.com

Campo Grande: CPI do Transporte Coletivo tem depoimento do presidente da Agência de Regulação na segunda (5)

Pejotização das relações trabalhistas: entidades vão defender no STF posição contra precarização de direitos dos trabalhadores

Campo Grande: Audiência na Câmara propõe Guarda ou Polícia Comunitária na região da Nhanhá

Empresa com contrato de R$ 187 milhões com a prefeitura de Campo Grande acumula ações trabalhistas

No jogo de “empurra” entre (i)responsáveis, fios soltos em postes causam acidentes em Campo Grande

Campo Grande: impactos de mais prédios na região do Parque dos Poderes foi debatida em audiência pública

Aposentados e Pensionistas de Campo Grande: Comissão de Representação solicita providências

Horto Florestal/Campo Grande: vereador cobra da prefeitura reforma e revitalização do Horto

Isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil: isso é do interesse dos trabalhadores assalariados

.

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus ( )