4º Povos Indígenas de MS: evento em Campo Grande terá feira de artesanato e debate sobre a situação das comunidades no estado
O Coletivo Terra Vermelha realiza hoje, 12, em Campo Grande (MS) o 4º Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul: Terra e Resistência. O evento tem início às 17 horas, com uma feira de arte e artesanato indígena e às 19 horas ocorre uma “roda de conversa” no auditório do Centro Cultural José Octávio Guizzo (rua 26 de Agosto, 453).
Neste edição a roda contará com a participação de representantes de comunidades indígenas de Dourados, Caarapó e Aquidauana.
De acordo com o convite do evento, “a terra é uma questão central para os povos indígenas, pois é a representação da própria vida, além de um direito originário. Um espaço necessário à manutenção do modo de vida tradicional. Os recentes ataques às retomadas indígenas no Mato Grosso do Sul, como as que aconteceram ao povo Kinikinau e têm acontecido aos povos Guarani Kaiowá, são motivo de alerta e preocupação. Nessa mesa de debate, representantes das duas etnias irão relatar as experiências que seus povos têm vivido nas retomadas e apontar caminhos necessários à preservação e respeito aos povos indígenas.”
O Coletivo Terra Vermelha é um coletivo que reúne indígenas e não indígenas e centra suas atividades na defesa das culturas tradicionais indígenas, tais como a língua e o artesanato, e também defende a demarcação das terras indígenas no estado e no pais.
Programação:
17h – início da Feira Terra Vermelha com arte e artesanato indígena
19h – início da roda de conversa “Os ataques às retomadas indígenas no MS” com convidadas e convidado:
* Adin Gazan – Nhu Vera Guassu – Dourados/MS
* Daiane Kunumim – Kunumi Poty Vera – Caarapó/MS
* Dna Flaviana Kinikinau e Renan Kinikinau – Mãe Terra – Aquidauana/MS