Feira da UFMS retorna no Autocine com produtos agroecológicos e artesanato, em Campo Grande

Feira da UFMS retorna no Autocine com produtos agroecológicos e artesanato, em Campo Grande

Feira Agroecológica vai funcionar todas as sextas-feiras, no período da manhã, em sistema drive-thru no Autocine

As atividades presenciais do Projeto Semente: Feira Agroecológica e Economia Criativa da UFMS foram retomadas. Os produtos agroecológicos, orgânicos e de economia criativa são comercializados no sistema drive-thru localizado na Cidade Universitária, na região do Autocine, semanalmente, todas as sextas-feiras, das 7h às 12h até o fim de outubro.

“É um dia feliz, pois lançamos esse projeto dentro do nosso patrimônio que é o Autocine. Agradeço a todos os produtores e a equipe envolvida. Isso mostra que sem ciência, sem tecnologia e sem inovação não temos uma cadeia produtiva que fortaleça a geração de riquezas para os nossos agricultores de renda familiar. Gostaria de parabenizar todos os envolvidos no projeto, nossos parceiros e a população que vai ser beneficiada com produtos de qualidade”, disse o reitor Marcelo Turine na primeira edição da Feira, realizada na última sexta-feira, 28.

“Com a pandemia da Covid-19 tivemos que suspender as atividades no Corredor Central no início de 2020. Para não deixar os produtores desassistidos pensamos em possibilidades para continuar a venda dos produtos. Assim, criamos o sistema delivery que funcionou por seis meses no ano passado, mas a logística era muito difícil e atendemos apenas aqueles que realmente não poderiam sair de casa. Agora, com a nova modalidade aqui no Autocine, estamos em um espaço amplo, sem aglomeração. Inovamos totalmente, desde as instalações até a logística. Sabemos que ainda vamos encontrar alguns obstáculos, mas à medida que os eventos vão acontecendo, vamos nos adaptando. Também criamos um grupo de WhatsApp para continuar o processo de formação e capacitação dos produtores e expositores do projeto Semente. Esperamos que esta iniciativa seja fortalecida cada vez mais, criando soluções ao produtor e aos clientes que buscam por esses produtos diferenciados”, ressaltou a coordenadora da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, Mirian Aveiro.

Para Jéssica Vianna Spínola, presidente da Associação sul-mato-grossense de produtores orgânicos e agroecológicos, neste novo formato, o produtor volta a ser protagonista no acesso ao consumidor. “É muita honra participarmos e termos mais esse espaço para comercialização dos nossos produtos. Nossos produtores estão trabalhando há algum tempo para poder conquistar o seu espaço, fazer um planejamento para solidificar, fazer com que o consumidor conheça seu trabalho e, futuramente, com o Mercado Escola o benefício vai ser maior ainda”, contou. Ela também destacou a importância da pesquisa e da assistência que a UFMS proporciona aos produtores e que influencia diretamente no aprimoramento e melhora nos modelos de produção.

Participam 29 expositores e produtores de artesanato, alimentos processados como derivados do leite e pães, produtos veganos, vegetarianos, de plantas alimentícias não convencionais, as Pancs, além de hortifrútis dentro de uma linha agroecológica e orgânica certificados. Para garantir a segurança e atender às normas sanitárias que o momento da pandemia exige, haverá limite de acesso dos carros, uso da máscara também é obrigatório, além de álcool gel e outras medidas.

O deputado federal Vander Loubet, que através de emenda parlamentar tem apoiado projetos da UFMS,  também esteve presente e ressaltou a integração entre a UFMS e os pequenos produtores. “Essa conexão entre a Universidade disponibilizando através da pesquisa condições para os pequenos produtores produzirem com qualidade e tecnologia nos traz muita felicidade. Dá gosto ver a UFMS de fato cumprindo com seu papel social. O reitor Turine está de parabéns, pois este espaço vai permitir aos produtores do entorno de Campo Grande comercializarem seu produtos. Muito do que chega a nossa mesa vem da agricultura familiar, então nossos produtores precisam dessa assistência, para produzir com qualidade”, falou.

Também estiveram presentes na primeira edição da Feira a vice-reitora Camila Ítavo; o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes; o diretor da Agência de Educação Digital e a Distância, Hércules Sandim; a diretora de Avaliação Institucional, Caroline Spanhol; e a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura Nilde Brun.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/UFMS)

Empresa privada assume esgoto de 68 municípios de MS por trinta anos; governo Azambuja garante que medida vai ser benéfica

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )