Aberto agendamento para atendimento odontológico de jovens e adolescentes na UFMS em Campo Grande
Jovens de 12 a 24 anos podem agendar atendimento odontológico na Cidade Universitária, por meio de projeto de extensão de Odontohebiatria, da Faculdade de Odontologia (Faodo) que também visa oferecer tratamento e orientação em educação à saúde bucal. Os atendimentos iniciam no dia 23 de setembro e ocorrerão sempre às sextas-feiras, nos períodos matutino e vespertino.
Segundo o coordenador do projeto Paulo Zárate, a iniciativa é inédito em Mato Grosso do Sul e torna-se relevante ao enfatizar aspectos específicos da adolescência e da juventude na prevenção e tratamento dos principais agravos à saúde bucal. “Outro aspecto relevante é o caráter interdisciplinar, visto que o objetivo está focado na Promoção de Saúde desses jovens. Certamente, o projeto contribuirá para que os adolescentes e jovens se conscientizem da importância da prevenção e tratamento precoce das doenças da boca, a fim de garantir saúde bucal plena na vida adulta”, pontua Zárate.
O coordenador destaca ainda que a iniciativa também irá oferecer orientações a jovens esportistas, para a prevenção de traumas na face relacionados à prática de modalidades como o skate, o boxe, entre outras.
Serão oferecidos tratamento odontológico integral e orientações para a prevenção de doenças bucais. Os tratamentos disponíveis incluem as áreas da Dentística, como estética e restauração; Endodontia, com tratamento de canal; Periodontia, focada em doenças gengivais; Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial e Patologia Bucal, que referem-se ao diagnóstico e tratamento das lesões dos tecidos moles da boca, como língua, lábios e bochecha.
Os tratamentos serão realizados por estudantes da Faodo, sob a supervisão de professores do curso. Os atendimentos serão realizados no Complexo de Clínicas Odontológicas da Unidade, no período matutino, e na Clínica do Centrinho, no período vespertino.
Os adolescentes e jovens interessados podem agendar a consulta presencialmente, das 7h às 11h e das 13h às 17h, na recepção das Clínicas da Faodo ou pelo telefone 3345-7682.
(Fonte: UFMS/Texto: Mylena Rocha)
Presidente do Senado apresenta medidas para financiar piso da enfermagem