Aposentados/MS: na retomada da Assembleia Legislativa aposentados voltam a cobrar revisão do desconto de 14%
Após diversas manifestações em 2023, na capital e no interior de Mato Grosso do Sul, servidores aposentados e da ativa realizaram um ato na reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, ocorrida ontem (5), cobrando a revisão do desconto de 14% nas aposentadorias e pensões por conta da “reforma da previdência” estadual, que penalizou duramente os servidores.
Reforma na Previdência: desconto impactou os aposentados
Segundo uma das organizadoras do movimento dos aposentados desde o início de 2023, Ione Rojas, o movimento começou pelo fato dos aposentados terem sentido um grande impacto em suas vidas com o desconto de 14% de uma hora para outra. Todos os servidores foram afetados, principalmente os que recebem as menores remunerações dentro do funcionalismo, impactando as condições de vida dos aposentados.
O servidor aposentado do Judiciário, Dionízio Avalhaes, que também participa desde o início das mobilizações, afirma que o movimento cresceu ao longo de 2023 por expressar uma angústia coletiva dos aposentados e servidores da ativa, com um desconto de grande magnitude sobre os salários e pensões. Segundo ele, os sindicatos também começaram aderir ao movimento e “nesta segunda estiveram conosco a Feserp, Aduems, Sinsapp, Sintss e ACSPMBM, Sinder, Simted de Corumbá e Associação do Servidores da Funtrab. Estimamos que ao longo da manifestação compareceram entre 350 e 400 pessoas, mostrando a indignação com o desconto.”
(Fotos: Sérgio Souza Júnior)
Gazeta Trabalhista – Fone/Whats: 99213-7842 – Email: gazetatrabalhista@gmail.com
Aposentadoria em 2024: veja as mudanças que passam a valer com a “reforma” da Previdência