Campo Grande e Dourados terão manifestações contra Bolsonaro neste domingo, 31, em MS
Duas manifestações-carreatas pelo impeachment (afastamento) do presidente Jair Bolsonaro acontecem neste domingo, 31, no Mato Grosso do Sul. A cobrança por um plano de vacinação em massa e gratuito para toda população também é pauta do movimento, que também ocorrerá em outros estados do país.
Em Campo Grande o ato acontece pelo terceiro final de semana consecutivo. Já em Dourados é a primeira manifestação pública pelo afastamento do presidente Bolsonaro do governo. As manifestações estão sendo convocadas pela autodenominada “Frente Fora Bolsonaro MS”.
As manifestações começaram no estado a partir das redes sociais, onde vários grupos passaram a pregar o afastamento de Bolsonaro argumentando sua incompetência para conduzir o país durante a pandemia. Além do agravamento da crise sanitária, a deterioração econômica, com a queda do poder aquisitivo dos trabalhadores também é citada. O isolamento internacional do Brasil, por conta das atitudes do presidente, também é colocado como motivo para que o governo seja trocado. Para os organizadores do movimento, Bolsonaro vem cometendo em série “crimes de responsabilidade” e estaria usando o governo para tentar blindar a família das acusações na Justiça e investigações da Polícia Federal.
Na semana passada Bolsonaro chegou a citar Campo Grande ao comentar com seus apoiadores, em frente ao Palácio do Planalto, que as manifestações ocorridas contra seu governo teriam reunido poucas pessoas. Segundo as palavras do presidente a manifestação na capital de MS teriam reunido apenas 10 carros. “Eu vi uma carreata ‘monstro’ lá, de uns dez carros. Contra mim”, afirmou o presidente a seus seguidores.
A afirmação do presidente, no entanto, foi desmentida tanto pelas matérias publicadas nos meios de comunicação do estado, como por vídeos e fotos divulgadas da manifestação, que comprovam a participação de centenas de veículos na carreata, além das pessoas que apoiavam o movimento dispostos ao longo da avenida Afonso Pena, onde teve início o movimento. A carreata inclusive teve o seu início interrompido pela Guarda Municipal que tentou impedir a sua continuidade.
Dez carros? Imagens da manifestação “Fora Bolsonaro”, em Campo Grande (MS), desmentem o presidente