Campo Grande: prefeitura lança projetos para esporte, arte e cultura na rede de ensino municipal
A Gerência de Esporte, Arte e Cultura (Geac) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou nesta quinta-feira (09), os projetos esportivos e culturais que serão desenvolvidos no contraturno escolar, com vistas a estimular o convívio social e enriquecer o aprendizado pedagógico.
O projeto irá ofertar modalidades esportivas e linguagens artísticas nas unidades da Rede Municipal de Ensino (Reme), reunindo 340 professores. Também serão mantidas as modalidades de paradesporto. As atividades esportivas, artísticas e paradesportivas oferecidas nos projetos, têm como foco o caráter educacional e o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, de forma a favorecer a consciência de seu próprio corpo, levá-las a explorar seus limites, aumentar as suas potencialidades e desenvolver o espírito de solidariedade, respeito e cooperação mútua.
Para Lucas Henrique Bitencourt, Secretário Municipal de Educação, as ações de esporte, arte e cultura agregam no trabalho pedagógico realizado em sala de aula. “Os projetos da Geac são essenciais para promover disciplina e fortalecimento de vínculos entre os nossos alunos. É através deles que nossas crianças e adolescentes irão adquirir habilidades importantes para o seu desenvolvimento pessoal”.
Uma das novidades no ano letivo de 2023 é o projeto “Escola de Oportunidades”, que irá acontecer nos finais de semana em cinco escolas da Reme, promovendo a integração da escola com a comunidade, com atividades de reforço, leitura, esporte e artes. A escolas municipais que receberão o projeto são Doutor Eduardo Olímpio Machado, Prof. Licurgo de Oliveira Bastos, Nagen Jorge Saad, Prof. Múcio Teixeira Júnior e Prof. Antônio Lopes Lins.
Outra novidade que promete revelar talentos em 2023 é o projeto “Gol do Brasil”, uma parceria entre a Semed, a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul e a Confederação Brasileira de Futebol. A ideia do projeto é aliar esporte à formação do cidadão, por meio de aulas de futebol e através do legado da Copa do Mundo junto à Federação Internacional de Futebol (Fifa).
Mais uma ação importante será a parceria firmada com polos da iniciativa privada, que abrirão seus espaços para o projeto “Núcleo de Aperfeiçoamento de Esporte das Escolas da Reme”, que tem como principal objetivo treinar atletas de ponta. As modalidades contempladas neste projeto serão futsal, tênis de mesa, vôlei e ginástica rítmica.
“Este será um ano intenso, com algumas novidades, em que iremos focar no cumprimento de nossas metas e na modernização e otimização de nosso trabalho. O nosso maior objetivo, depois de proporcionar aos nossos alunos a oferta de ações de esporte, arte e cultura com qualidade, é valorizar nossos professores, que não medem esforços para a realização destes projetos nas escolas”, afirmou Wilson Lands, chefe da Gerência de Arte e Cultura da Reme.
Além dos novos projetos, a Geac realizará eventos já tradicionais durante todo o ano letivo como os Jogos Escolares (Jires e Jeres) que já acontecem há 35 anos na Reme, o Festival de Arte e Cultura (Feac) Jogos Paradesportivos da Reme (Jopares), Ginástica de Gala, entre outros.
(Fonte/Foto: Prefeitura de Campo Grande – Foto:
Preços de serviços automotivos em Campo Grande: Procon encontra variação de até 400%; veja pesquisa
Casa da Mulher de Campo Grande, inaugurada por Dilma Roussef, completa oito anos de ações protetivas
Vice-presidente Alckmin visitará MS em março para ver obras da Rota Bioceânica em Porto Murtinho
Campo Grande: Centro de Belas Artes surge como opção para sediar projeto do Parque Tecnológico
Entenda o que muda com a equiparação de injúria racial ao crime de racismo
Campo Grande : recicladores da UTR no Los Angeles pedem melhorias nas condições de trabalho
Baldes, pneus e tambores lideram focos do mosquito da dengue em Campo Grande
.