“Carne, Osso”, documentário que expõe a precariedade e os adoecimentos em frigoríficos, será relançado nesta quinta-feira (2)
Filme foi produzido pela organização não-governamental Repórter Brasil, com apoio da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT) e da Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra)
Brasília, 01/12/2021 – O premiado documentário “Carne, Osso”, dirigido por Caio Cavenchini e Carlos Juliano, será relançado nesta quinta-feira (2), às 19h, com a presença do procurador-geral do Trabalho, José da Lima Ramos Pereira. O filme foi produzido pela organização não-governamental Repórter Brasil, com apoio da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT) e da Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).
“Carne, Osso” retrata o cotidiano dos trabalhadores nos frigoríficos brasileiros de abate de aves, bovinos e suínos, expostos constantemente a acidentes com facas, serras e outros instrumentos cortantes. O trabalho também envolve a realização de movimentos repetitivos que geram graves lesões e doenças, além da pressão psicológica para dar conta do ritmo de produção, com jornadas exaustivas, em ambientes sem renovação do ar e, obviamente, frio, muito frio.
O filme alia imagens e depoimentos que caracterizam uma realidade que deve ser encarada com seriedade pela iniciativa privada, pela sociedade civil e pelo poder público.
Lançado em 2011, premiado e exibido em festivais na Alemanha, no Chile e no Brasil, além de exibido no canal de televisão por assinatura Globo News, o documentário teve o mérito de mostrar à população as reais condições de trabalho no abate e no processamento de carne nos frigoríficos brasileiros (https://carneosso.reporterbrasil.org.br/).
Em 2012, participou da 54ª edição do DOK Leipzig, na Alemanha, e recebeu a menção honrosa da Agência Europeia para Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA).
Dez anos após seu lançamento, o documentário está mais atual do que nunca, em razão da revisão, pelo Governo Federal, da Norma Regulamentadora nº 36, que assegura padrões mínimos de saúde e segurança no setor.
Associações empresariais do setor vêm defendendo a alteração da NR 36, para retirar direitos dos trabalhadores, dentre os quais as pausas de recuperação psicofisiológica de 60 minutos diários, distribuídas em seis pausas de 10 minutos ou em três pausas de 20 minutos, as mais importantes medidas de proteção à saúde das trabalhadoras e trabalhadores do setor.
No evento do dia 2, a possibilidade de uma reedição do documentário será discutida, de forma a abordar os avanços da NR 36 e também os riscos de retrocessos sociais, com graves prejuízos à saúde coletiva, como o retorno de uma nova legião de lesionados nos frigoríficos brasileiros.
Serviço
Relançamento do documentário “Carne, Osso”
Data: 2/12/2021
Hora: 19h (Brasília)
Local: YouTube TV ABC da Seguridade pelo link:
Programação
19h – Abertura
Artur Bueno de Camargo (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins/CNTA), José Modelsky (Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação/Contac) e Gerardo Iglesias (La Unión Internacional de Trabajadores de La Alimentación y La Agricultura/Uita, Montevideo, Genebra)
19h20 – Qual é a função do Ministério Público do Trabalho?
Procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira
19h40 – Uma visão sobre o trabalho em frigoríficos
Ricardo Antunes, sociólogo
20h – Debate
Revisar a NR 36, vai melhorar ou piorar?
Carlos Juliano, diretor do documentário “Carne, Osso”
20h30 – Encerramento
Fonte/Foto: Procuradoria-Geral do Trabalho
Informações: (61) 3314-8101/8233