Com aumento dos casos em Campo Grande, atendimento no Detran do Shopping preocupa usuários que pedem prorrogação da validade da CNH
O rápido aumento do número de casos positivos para o coronavírus em Campo Grande está preocupando todos os setores da sociedade e provoca alterações na rotina de praticamente todos segmentos, sejam públicos ou privados, devido aos riscos de contágio.
Usuários do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do SUL) entraram em contato com a Gazeta Trabalhista para chamar a atenção para o atendimento do órgão no Shopping Campo Grande. Segundo um deles, seu agendamento estava marcado pela internet há um mês para 12 horas desta terça (7). Chegando ao local antes do horário, já tinha fila dentro da agência se estendendo até para o lado de fora, com inevitável aglomeração e contatos entre as pessoas.
Segundo o usuário do órgão, que pretende renovar a CNH, a situação está expondo tanto funcionários quanto os clientes, pois as condições dentro da agência são propícias para o contágio, levando-se em conta que o local é pequeno e com sistema de ventilação preocupante. “E agora estão alertando que a transmissão pode se dar pelo ar”.
Os usuários, que integram o grupo de risco, desistiram do atendimento para não se exporem. “Agendemos com antecedência, chegamos aqui e vemos esta situação. E agora como ficamos? Minha CNH vai vencer”, questiona.
Para ele, o Detran-MS deve reestudar a situação de atendimento no Shooping, os horários deveriam ser específicos com espaçamento para os usuários e, frente à realidade imposta pela pandemia, o prazo de validade das CNH´s deveriam ser estendidas, dando tempo para um atendimento mais seguro. “Mas os sistemas do Detran-MS, inclusive de emissão de CNH´s são todos terceirizados e as empresas privadas que exploram o serviço certamente não querem abrir mão da sua arrecadação. Mas a saúde da população e dos próprios trabalhadores do órgão, sejam concursados ou terceirizados, deve estar em primeiro lugar”, pontua.
Com casos de contaminação dos funcionários em diversas cidades, levando inclusive ao fechamento de algumas agências após confirmações de positivos, o coronavírus continua preocupando os trabalhadores. A mais recente denúncia diz respeito à agência de Dourados, epicentro dos casos em Mato Grosso do Sul, que pode ser conferida na matéria abaixo, do site Estado Notícias:
Funcionário do Detran de Dourados trabalha 7 dias com Covid-19 esperando resultado de teste; Setor fechado