Com recorde de 379 confirmados em 24 hs, MS passa para 4.164 positivos; distanciamento social de 36% é baixo

Com recorde de 379 confirmados em 24 hs, MS passa para 4.164 positivos; distanciamento social de 36% é baixo

Com mais 379 exames positivos para o novo coronavírus (Covid-19) nas últimas 24 horas, o número de casos confirmados da doença no Estado chega a 4.164.  As informações foram apresentadas nesta quarta-feira (17.06) em coletiva de imprensa on-line com autoridades estaduais.

Dos 4.164 casos confirmados, 1.912 estão em isolamento domiciliar, 2.110 estão sem sintomas e já estão recuperados e 109 estão internados, sendo 69 em hospitais públicos e 40 em hospitais privados. Três pacientes internados são procedentes de fora do Estado.

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 25.341 notificações de casos suspeitos da coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 18.721 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19, 21 foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde, 1.146 exames aguardam resultado do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e 1.310 casos foram notificados e não foram encerrados pelos municípios.

Os dados publicados desde 19 de maio têm como fonte de dados o sistema de informações oficiais Sivep Gripe e E-SUS VE, alimentado pelos municípios. Eles estão sujeitos a alterações.

Os casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen, onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e coronavírus. O laboratório realiza os exames para Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Os resultados ficam prontos entre 24 a 72 horas, após o recebimento das amostras.

A Secretaria de Estado de Saúde publica o boletim epidemiológico referente às notificações de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) diariamente. As informações divulgadas pela Secretaria são os dados oficiais consolidados do Estado que são repassados ao Ministério da Saúde.

MS mantém distanciamento social em 36% enquanto casos confirmados batem novo recorde

Nesta terça-feira (16.6) Mato Grosso do Sul manteve o distanciamento social de 36,7% enquanto os casos do novo coronavírus seguem aumentando gradativamente. Nas últimas 24 horas o Estado bateu novo recorde com o registro de 379 novos testes positivos para a Covid-19, passando dos 4 mil infectados.

A taxa recomendada por autoridades mundiais para reduzir o contágio é de 70%, e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) já chegou a pedir o mínimo de 60%. Ocorre que desde os primeiros casos de Covid-19 no Estado, a maior taxa de recolhimento já alcançada foi na primeira quinzena de março, com taxa de 63% no domingo 22 de março.

Taxas mapeadas nesta terça-feira

O histórico de baixa adesão tem refletido nos números do Estado, e o que se nota tem sido o aumento diário de óbitos, casos e taxa de ocupação de leitos. O crescimento exponencial vem preocupando as autoridades estaduais de saúde que mantém o apelo para que as pessoas só saiam de casa se houver necessidade, e se saírem que seja com todos os cuidados necessários.

“Se nós do MS temos dados que são referência, é por todo trabalho que foi feito antes mesmo da pandemia chegar. Mas todo esse trabalho pode ser em vão se não houver a participação de todos. Só saia se for muito necessário, se for imprescindível. Por que o isolamento social vai fazer com que a gente salve vidas, que podem ser inclusive de um de seus familiares”, destaca o secretário de saúde, Geraldo Resende.

Na Capital a taxa de isolamento social mapeada nesta terça-feira foi de 35,9%, enquanto nos municípios a menor adesão foi em Anaurilândia com taxa de 29,7% e a melhor em Novo Horizonte do Sul com 62,5%. Confira aqui a lista completa de municípios sul-mato-grossenses.

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde/MS – Foto: Chico Ribeiro

 

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (1 )