Consórcio Guaicurus burocratiza para estudantes usarem direito do passe gratuito no dia do Enem

Consórcio Guaicurus burocratiza para estudantes usarem direito do passe gratuito no dia do Enem

Na sessão desta quinta-feira (31) da Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador Ronilço Guerreiro criticou as exigências burocráticas impostas pelo Consórcio Guaicurus para que estudantes inscritos no Enem e vestibulares públicos usufruam do transporte gratuito garantido por sua lei. A medida, sancionada e aprovada, visa beneficiar alunos em situação de vulnerabilidade que têm o transporte como um obstáculo para realizar provas importantes.

Na fala do líder do seu partido, Guerreiro expressou indignação com a quantidade de documentos exigidos, como comprovante do cartão de estudante, cópia da inscrição do Enem, além do RG colorido frente e verso. Para o vereador, essas barreiras burocráticas vão contra o propósito da lei e acabam dificultando o acesso ao benefício. “Isso é para dificultar essa garantia. Precisamos de um levantamento estatístico para saber quantos alunos vão precisar do transporte e, no dia, apenas a cópia da inscrição já seria suficiente. O aluno está preocupado em estudar, em fazer a prova, e ainda tem que pensar em tirar cópias e anexar documentos”, afirmou.

Guerreiro reforçou que continuará lutando para que o processo seja simplificado, a fim de garantir que o foco dos estudantes permaneça na preparação para as provas, e não na burocracia. “É um direito conquistado, e vou lutar para que facilite a vida do aluno”, concluiu o vereador, ressaltando seu compromisso em assegurar que o transporte gratuito seja um apoio e não mais uma preocupação para os jovens em busca de um futuro melhor.

A lei que foi aprovada e sancionada no ano passado e é uma forma de reduzir as barreiras financeiras para estudantes, especialmente os de baixa renda, garantindo-lhes igualdade de oportunidades no acesso à educação superior.

“Para muitos jovens, o transporte é um fator limitante, e muitos até deixam de prestar o Enem ou vestibulares por não conseguirem arcar com os custos de deslocamento. Pensa no aluno que mora nas Moreninhas e faz a prova na UCDB? Muitas vezes ele não tem nem o passe do ônibus. Nossa proposta visa eliminar essa dificuldade e apoiar os sonhos de jovens que desejam ingressar na universidade”, afirmou Ronilço.

Assessoria de Imprensa do Vereador

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )