Corumbá: encerrada greve no Centro de Distribuição dos Correios
A paralisação dos trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Corumbá foi encerrada nesta quinta, 01, após negociação com representantes da superintendência estadual da estatal. Em assembleia os trabalhadores aprovaram o retorno às atividades e agora aguardam a implementação do que foi acordado. Os dias parados serão compensados pelos grevistas.
Segundo a presidente do SINTECT-MS, Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de MS, Elaine Regina Oliveira, o objetivo dos trabalhadores é regularizar a entrega em Corumbá com pontualidade mas sem estrutura logística, como veículos, e com falta de pessoal, os Correios de Corumbá ficou defasado.
“Os carteiros não são responsáveis pela situação, e nos interessa que a ECT funcione como antes, com agilidade, e para isso é preciso dar respostas para a logística de entrega em Corumbá. Esperamos que agora realmente melhore, pois a greve foi uma medida extrema porquê os trabalhadores consideraram que era necessária uma intervenção da regional para resolver”, afirma.
A greve teve início na terça, 30, por melhores condições de trabalho e equipamentos.
Mais informações sobre as causas da greve
Segundo a presidente do SINTECT-MS, Elaine Regina Oliveira, “quanto à falta de veículos, é inconcebível que os trabalhadores sejam obrigados a atuarem com revezamento, paralisando a entrega por falta de condições mínimas e obrigatórias que a empresa deve conceder para uma unidade que entrega correspondência e objetos numa cidade com quase 110 mil habitantes, e que já não possui um quadro de efetivo que contemple uma entrega a contento. Além disso dos 4 veículos, 3 estão parados para conserto, e da frota de motos 50% a 60% estão paradas, deixando milhares de objetos e correspondências paradas no interior da unidade. E a culpa é jogada no funcionário pela população”.
PARALISAÇÃO
Com a paralisação o serviço de entrega será suspenso em Corumbá a partir desta terça e segundo Elaine os trabalhadores sabem das conseqüências negativas para os clientes e usuários dos Correios, mas que esta foi a última forma de chamar a atenção para uma situação que não tem mais como ser ignorada pela administração regional dos Correios. “Foram sucessivas tentativas de mostrar para a direção regional a situação em Corumbá. Protocolamos vários ofícios e nada foi realizado. Agora os trabalhadores chegaram num limite em que não podem mais continuar do jeito que está. Pedimos desculpa à população mas queremos condições para poder cobrir a entrega em Corumbá com rapidez, isso é do nosso interesse também. E é possível mas é preciso condições mínimas de pessoal e veículos para isso.”
Distribuição Domiciliar Alternada (DDA)
Com a implantação da Distribuição Domiciliar Alternada (DDA) em Corumbá as consequências começam a ser sentidas pelos trabalhadores e população usuária. Neste sistema nem todos os distritos em distribuição diária, gerando acúmulos e atrasos. Tal situação vem causando um crescente de insatisfação entre os funcionários do CDD Corumbá, sendo que no dia 27/09/2018, o sindicato realizou reunião com os trabalhadores e pode constatar in loco o quanto este novo sistema implementado tem prejudicado a entrega de objetos e correspondências.
Entre os problemas relatados após a implementação deste novo sistema de entrega, ao qual dificulta ou até mesmo se torna insustentável a permanência do mesmo, estão: numeração no município totalmente irregular; aumento significativo no número de correspondências registradas para entrega em cada distrito, passando de 50 para 120, até 150 correspondências por dia, ou seja, conforme manuais da empresa, o tempo para entrega de uma correspondência registrada é de 3 minutos, com 130 objetos, precisa de quase 7 horas de tempo externo, frisando que isso apenas para o registrado, deixando a carta simples parada na unidade, sem perspectiva de quando será entregue; distritos formatados com longa distâncias entre um ponto e outro para entrega.
Segundo a presidente do SINTECT-MS, a entidade solicita a pedido dos trabalhadores a revogação visto que a própria portaria diz: “Art. 2º – Os critérios e as metas de implantação da DDA deverão assegurar a implementação deste modelo em todas as unidades mencionadas no inciso I do art. 1º desta Portaria, a fim de garantir a regularidade da entrega ou da coleta e a melhoria da produtividade e das condições de trabalho dos empregados, sem prejuízo dos prazos e dos níveis de serviços ofertados aos clientes.”
Para Elaine, “não estando garantidas a regularidade da entrega e coleta, nem melhoria das condições de trabalho, prejudicando os prazos e níveis de serviços ofertados, conforme prevê a própria portaria, seria razoável rever a implantação do sistema, bem como garantir o número mínimo de funcionários e veículos para o volume de serviço”.