Crítico do Reviva Campo Grande é nomeado Secretário por nova prefeita: afastamento de Marquinhos ou manobra político-eleitoral?

Crítico do Reviva Campo Grande é nomeado Secretário por nova prefeita: afastamento de Marquinhos ou manobra político-eleitoral?

  A nova prefeita de Campo Grane, Adriane Lopes, empossou como Secretário Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio o presidente da CDL (Câmara dos Dirigentes Logistas) de Campo Grande, Adelaido Vila. Ele assume o posto deixado por Rodrigo Terra, que foi para a campanha do ex-prefeito – Marquinhos Trad – que disputa o governo estadual.

  A nomeação de Adelaido Vila para uma das mais importantes secretarias da capital de Mato Grosso do Sul não poderia deixar de gerar especulações no meio político do estado. Afinal ele foi um crítico ferrenho da implantação do projeto Reviva Campo Grande, que começou a ser executado pelo ex-prefeito Marquinhos Trad e que promete “reviver” o centro da capital.

  As avaliações do significado político da nomeação variam: para uns indicaria que a nova prefeita quer afastar sua imagem de Marquinhos Trad, dando “cara própria” à sua gestão. Para outros indicaria o contrário: seria um movimento político calculado para tentar atrair o PSB para o apoio ao ex-prefeito. Os que defendem essa tese se sustentam no fato de Adelaido Vila já ter sido candidato a vereador pelo PSB em Campo Grande, quanto obteve 1.298 votos.

  Marquinhos vem tentando o apoio do PSB e já chegou anunciar como seu vice o presidente do partido em MS, Ricardo Ayache (presidente da Cassems), fato que foi negado por Ayache. Porém, pelas declarações recentes do deputado estadual do PSB, o ex-petista Paulo Duarte, o partido deve apoiar o candidato do governador Reinaldo Azambuja, Eduardo Riedel. Nesse contexto, a nomeação de Adelaido seria mais uma tentativa de atrair o PSB para Marquinhos, ou seja, mostraria que a nova prefeita continua alinhada politicamente com o ex-prefeito e trabalhando nos bastidores para turbinar a campanha ao governo.

  Já outros consideram que a prefeita quer simplesmente se reaproximar do setor do comércio da área central ao nomear o presidente da Câmara dos Dirigentes Logistas para a secretaria de Desenvolvimento Econômico e, dessa forma, amainar críticas ao Reviva Campo Grande, cujas obras continuam a afetar o movimento no centro da cidade.

  Na sua posse, o novo secretário disse que aceitou o convite com a missão de contribuir para o fortalecimento do setor produtivo e o desenvolvimento econômico da Capital. “Queremos contribuir com a nossa capital e recebemos da prefeita Adriane Lopes esta oportunidade e não podemos deixar passar. O setor produtivo é o que gira nossa economia e desenvolve nossa cidade. Precisamos que seja fortalecido e que proporcione o desenvolvimento que a nossa população necessita e que a nossa Campo Grande merece.”

Críticas ao Reviva Campo Grande

   Em 2019, o presidente da CDL fez ampla divulgação na imprensa sobre o impacto do Reviva Campo Grande sobre o comércio. Cerca de 1.500 estabelecimentos teriam fechado na área central por causa do atraso das obras do Reviva e a Câmara de Dirigentes Lojistas estudava inclusive acionar a Justiça para evitar ainda mais perdas no setor.

  Segundo os dados divulgados na época, “as obras de revitalização do Reviva Centro e  os efeitos da crise econômica prolongada fizeram 1.505 lojas e estabelecimentos comerciais e industriais da região central de Campo Grande fecharem as portas nos últimos 11 meses, de acordo com levantamento realizado pela entidade. De 3.410 firmas abertas no ano passado, a quantidade de empreendimentos em atividade encolheu para 1.905, o que representa queda de 44,1%. Como resultado desse fechamento, a estimativa é que 7.525 vagas de trabalho tenham sido extintas entre abril do ano passado e este mês. O período coincide com o de lançamento das obras da 14 de Julho (em julho) e com os primeiros impactos sentidos pelos comerciantes em decorrência da interdição da via, entre setembro e outubro do ano passado.” (Fonte: https://www.tvgdsnews.com.br/cdl-estuda-acionar-justica-para-evitar-mais-perdas-dos-lojistas/)

  Em entrevista mais recente, de 21/02/2022, à Folha de Campo Grande, Adelaido afirmava que “os lojistas estão órfãos de prefeito”, tecendo duras críticas à gestão de Marquinhos Trad. (https://www.folhacg.com.br/entrevistas/adelaido-vila/)

  Veja abaixo, matéria publicada no Blog do Nélio, sobre as críticas de Adelaido Vila à execução do Reviva Campo Grande, datada de 21/03/2019.

http://blogdonelio.com.br/trapalhadas-sem-fim-apos-higiene-social-cdl-inventa-numero-de-empresas-afetadas-por-obras/

(Foto: Diogo Gonçalves/PMCG)

Não é só o Armazém Cultural: ausência de consulta à comunidade impactada pelas ações da prefeitura de Campo Grande é regra da atual gestão

Campo Grande tem maior aumento da cesta básica em abril e nos últimos doze meses no país, com variação de 29,93%, em pesquisa do Dieese

Prefeitura de Campo Grande reajusta: aditivo acrescenta 33,60% ao valor inicial de contrato com construtora 

Valor do salário mínimo em abril deveria ser de R$ 6.754,33, calcula Dieese

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )