CAMPO GRANDE: em reunião tensa, secretária de Saúde diz que vai atender liminares que garantem o fornecimento de fraldas, remédios e dietas para pessoas com deficiência, doenças raras e acamadas

CAMPO GRANDE: em reunião tensa, secretária de Saúde diz que vai atender liminares que garantem o fornecimento de fraldas, remédios e dietas para pessoas com deficiência, doenças raras e acamadas

Segundo a vereador Ronilço Guerreiro o debate foi tenso, mas a secretária Rosana Leite prometeu uma solução em breve. Nos últimos dias várias mães e pais foram à Câmara Municipal pedir apoio aos vereadores para conseguir o cumprimento das liminares que garantem o fornecimento de fraldas, remédios e dietas para pessoas com deficiência, doenças raras e acamadas. 

Um grupo de mães e pais de crianças com deficiência reuniu-se com a secretária municipal de saúde de Campo Grande, Rosana Leite, na terça-feira (18), acompanhados pela vereadora Luiza Ribeiro e Ronilço Guerreiro. O encontro teve como foco a reiterada falta de cumprimento de decisões judiciais que determinam a distribuição, pela Prefeitura, de fraldas, dietas, suplementos, medicamentos e outros insumos essenciais para a sobrevivência das pessoas com deficiência ou doenças raras e pessoas acamadas.

Durante a reunião, que durou cerca de duas horas, a secretária de saúde chamou o setor de licitação para discutir soluções imediatas. Foi acordado que a entrega das fraldas será realizada no prazo de 15 dias úteis a partir da data de ontem, com término previsto para o dia 9 de julho. Em relação às dietas, a secretária garantiu a conclusão de um dos processos e efetivar a entrega das dietas, fórmulas alimentares e de leites especiais em 30 dias úteis, também contados da data de ontem. Sobre os insumos, como sondas, cânulas, cateteres, e bolsas de coleta, Rosana Leite comprometeu-se a verificar os meios para assegurar seu fornecimento diretamente nas unidades básicas de saúde.

Além disso, foi tratado sobre o atraso no atendimento de serviço de “Home Care”, que mesmo com determinação judicial, pacientes aguardam atendimento faz quase dois anos. A secretária Rosa Leite pediu o prazo de uma semana para realizar uma nova reunião com o mesmo grupo de mães para tratar especificamente deste serviço.

Para a vereadora Luiza Ribeiro: “Não podemos aceitar que direitos básicos, como o acesso a itens essenciais para a saúde e bem-estar das pessoas com deficiência, sobretudo crianças, sejam reiteradamente negligenciados. Continuaremos cobrando da prefeitura as medidas necessárias que garantam que esses direitos sejam plenamente atendidos.”

O vereador Ronilço Guerreiro destaca que a prefeitura fez um compromisso de entregar fraldas e suplementos alimentares em até 15 dias úteis para quem tem liminar. “Foi uma reunião tensa, pois os pais estão cansados de cobrar. Essas famílias precisam de carinho, de um olhar atento e esperamos mesmo que essa situação seja resolvida o quanto antes”.

Na reunião a chefe da pasta da saúde comunicou que não tem uma legislação que obrigue o município a oferecer fraldas e outros produtos, por isso a necessidade da liminar. “Mas surgiu uma possibilidade de famílias que fazem parte de programas sociais não precisarem de liminar, então vamos ver como isso pode ser feito”, complementou Guerreiro.

“Como vereador nosso papel é olhar para a dificuldade das pessoas e encontrar soluções. Participei da reunião, foi tensa, mas tivemos uma resposta. Agora vamos pensar em uma audiência pública e como fazer com que essa questão seja resolvida de vez”, disse Ronilço.

A vereadora Luiza Ribeiro reafirma seu compromisso em acompanhar de perto cada etapa desse processo e assegurar que as promessas sejam cumpridas.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )