Estudantes podem atuar como bolsistas no Cursinho UFMS 2021

Estudantes podem atuar como bolsistas no Cursinho UFMS 2021

Técnicos também podem se inscrever como voluntários

Até 16 de julho, acadêmicos matriculados nos cursos de graduação da Cidade Universitária e dos câmpus podem se inscrever no processo seletivo para bolsistas no Cursinho UFMS 2021. Também há possibilidade de técnicos-administrativos atuarem no programa de extensão como ministrantes e/ou monitores voluntários. “A participação de graduandos no projeto do Cursinho UFMS tem importância didática, devido a experiência ímpar como professor,  e social, já que temos um espectro de alunos que não têm condições de bancar mensalidades em escolas particulares”, explica o coordenador do projeto e professor do Instituto de Química, Ivo Leite.

São oferecidas 12 vagas, sendo duas para cada uma das disciplinas de Biologia, Química, Física, Matemática e Conhecimentos Gerais (geografia, história ou filosofia), uma vaga para Gramática e outra para Produção e Interpretação de Textos. “Os estudantes podem ser de qualquer um dos nossos câmpus, já que o trabalho vai ser on-line. Mas, o importante é que esses acadêmicos consigam nos ajudar a aproximar os alunos do ensino médio, da educação básica, da Universidade e fazê-los conhecer a grandeza da UFMS”, destaca Ivo.

As inscrições devem ser feitas no site cursinho.ufms.brO valor mensal da bolsa é de R$ 400,00 e o prazo para concessão vai de agosto a novembro deste ano, podendo ser prorrogado até dezembro. As aulas do cursinho serão ministradas no período noturno e de forma remota. “As aulas devem começar em agosto, estamos acertando os detalhes finais e serão ministradas totalmente a distância para respeitar o momento da pandemia”, ressalta o coordenador do projeto.

Para concorrer a uma das vagas de bolsistas, os estudantes devem estar regularmente matriculados em cursos de graduação da UFMS, ter disponibilidade de 20 horas semanais para execução das atividades que seguirão conforme o plano de trabalho definido em conjunto com o orientador, não ser beneficiário de bolsa concedida pela UFMS ou qualquer outro órgão de fomento, entre outras exigências. “A novidade é transformar o Cursinho UFMS em mais uma porta de entrada para que os alunos da educação básica conheçam a Universidade, nosso câmpus, conversem com os pesquisadores, professores e acadêmicos”, acrescenta Ivo. “Os professores que atuarão no projeto, tem em seu currículo experiência com alunos da educação básica. Eles têm sensibilidade e aproximação muito visível com esse público e querem que os alunos  sejam futuros estudantes da UFMS”, destaca.

A seleção acontecerá em duas etapas, sendo a primeira análise do histórico escolar e a segunda a aplicação de uma entrevista on-line. A data prevista para divulgação dos selecionados é 23 de julho.

Mais informações podem ser obtidas no edital abaixo ou pelo e-mail cursinho@ufms.br

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )