Estudantes podem atuar como bolsistas no Cursinho UFMS 2021
Técnicos também podem se inscrever como voluntários
Até 16 de julho, acadêmicos matriculados nos cursos de graduação da Cidade Universitária e dos câmpus podem se inscrever no processo seletivo para bolsistas no Cursinho UFMS 2021. Também há possibilidade de técnicos-administrativos atuarem no programa de extensão como ministrantes e/ou monitores voluntários. “A participação de graduandos no projeto do Cursinho UFMS tem importância didática, devido a experiência ímpar como professor, e social, já que temos um espectro de alunos que não têm condições de bancar mensalidades em escolas particulares”, explica o coordenador do projeto e professor do Instituto de Química, Ivo Leite.
São oferecidas 12 vagas, sendo duas para cada uma das disciplinas de Biologia, Química, Física, Matemática e Conhecimentos Gerais (geografia, história ou filosofia), uma vaga para Gramática e outra para Produção e Interpretação de Textos. “Os estudantes podem ser de qualquer um dos nossos câmpus, já que o trabalho vai ser on-line. Mas, o importante é que esses acadêmicos consigam nos ajudar a aproximar os alunos do ensino médio, da educação básica, da Universidade e fazê-los conhecer a grandeza da UFMS”, destaca Ivo.
As inscrições devem ser feitas no site cursinho.ufms.br. O valor mensal da bolsa é de R$ 400,00 e o prazo para concessão vai de agosto a novembro deste ano, podendo ser prorrogado até dezembro. As aulas do cursinho serão ministradas no período noturno e de forma remota. “As aulas devem começar em agosto, estamos acertando os detalhes finais e serão ministradas totalmente a distância para respeitar o momento da pandemia”, ressalta o coordenador do projeto.
Para concorrer a uma das vagas de bolsistas, os estudantes devem estar regularmente matriculados em cursos de graduação da UFMS, ter disponibilidade de 20 horas semanais para execução das atividades que seguirão conforme o plano de trabalho definido em conjunto com o orientador, não ser beneficiário de bolsa concedida pela UFMS ou qualquer outro órgão de fomento, entre outras exigências. “A novidade é transformar o Cursinho UFMS em mais uma porta de entrada para que os alunos da educação básica conheçam a Universidade, nosso câmpus, conversem com os pesquisadores, professores e acadêmicos”, acrescenta Ivo. “Os professores que atuarão no projeto, tem em seu currículo experiência com alunos da educação básica. Eles têm sensibilidade e aproximação muito visível com esse público e querem que os alunos sejam futuros estudantes da UFMS”, destaca.
A seleção acontecerá em duas etapas, sendo a primeira análise do histórico escolar e a segunda a aplicação de uma entrevista on-line. A data prevista para divulgação dos selecionados é 23 de julho.
Mais informações podem ser obtidas no edital abaixo ou pelo e-mail cursinho@ufms.br