Falta de água afeta 30 famílias na Aldeia Bananal, em Aquidauana, há 30 dias
Os moradores de uma parte da aldeia Bananal, no município de Aquidauana (MS), estão denunciando a falta de água naquela comunidade indígena. Segundo moradores, cerca de 30 famílias estão sem acesso à água já fazem 30 dias.
Segundo Dionedson Terena, dessa forma fica impossível se realizar as medidas higiênicas de precaução contra o coronavírus, já que necessitam do recurso hídrico para lavar as mãos, tomar banho e realizar a limpeza geral. O problema afeta principalmente os idosos que fazem parte do grupo de risco pela baixa imunidade e que enfrentam dificuldades de deslocamento.
Segundo Dionedson, o Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI-MS), tinha afirmada que o problema deveria ser normalizado em parceira com o município de Aquidauana, mas até hoje, 28, nada foi resolvido.
As famílias indígenas estão muito preocupadas, pois a situação ocorre em meio ao combate ao coronavírus. Os terenas estão, inclusive, com barreiras nas entradas das aldeias controlando o fluxo de pessoas para evitar a disseminação do vírus nas comunidades da região.
Segundo lideranças da aldeia, o Ministério Público Federal já foi comunicado sobre o problema, tendo sido encaminhados vários documentos para todos os órgãos responsáveis, inclusive para o gestor municipal, que teria encaminhado um projeto para resolver a situação, mas até agora o problema não foi resolvido. As lideranças também estão preocupadas com a “difícil situação”.