Funtrab atende Imigrantes e Refugiados” com vagas de empregos, nesta sexta (17) em Campo Grande

Funtrab atende Imigrantes e Refugiados” com vagas de empregos, nesta sexta (17) em Campo Grande

Estado acolhedor, Mato Grosso do Sul recebe imigrantes de várias partes do mundo, alguns deles em situação de vulnerabilidade. Para dar assistência a essas pessoas, na próxima sexta-feira (17.12) no prédio Fundação do Trabalho de MS (Funtrab), ocorrerá o “Dia D Imigrantes e Refugiados”, uma ação conjunta que visa intermediar vagas de empregos para estrangeiros. O evento ocorrerá das 8 às 11h e das 13 às 17h, na Rua 13 de maio, nº 2.773, Centro.

Um dos fatores que contribuem para a vinda de estrangeiros para o Estado é a posição geográfica com duas fronteiras secas, há registros no Comitê Estadual para Refugiados, Migrantes e Apátridas (Cerma/MS) de haitianos, indianos, colombianos, guineenses, palestinos, paraguaios, ugandenses, senegaleses, espanhóis, uruguaios, alemães, peruanos, argentinos, bolivianos, cubanos, africanos, sírios, palestinos, venezuelanos, portugueses, chilenos e panamenhos.

A Funtrab já realiza o serviço de intermediação de mão de obra para refugiados e imigrantes, em 2021 foram encaminhados 1.583 trabalhadores ao mercado de trabalho, o maior número de encaminhados foram trabalhadores de origem da Venezuela (1.141), Haiti (183) e do Paraguai 167 trabalhadores, dentre outros.

O objetivo do evento é intermediar o máximo de vagas de empregos para proporcionar aos imigrantes e refugiados a colocação no mercado de trabalho. No ” Dia D”, os empresários terão exclusividade para seleção e um local disponível para realização de entrevistas.

Nesse dia, a Funtrab disponibilizará os servidores da Intermediação de Mão de Obra (IMO), que farão uma força-tarefa junto aos empresários, para disponibilizar o maior número de vagas. O diretor-presidente da Funtrab Marcos Derzi reforça a importância do acolhimento de todos os trabalhadores em MS, “ como agência pública é nosso dever atender todos os trabalhadores em MS, em especial o acolhimento para refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade”, reforça Derzi.

O evento ocorre por meio de parcerias entre a Funtrab e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Ministério Público do Trabalho (MPT), Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Receita Federal, Ministério do Trabalho e Previdência Social, Ordem dos Advogados do Brasil/ MS (OAB/MS), Comitê Estadual para Refugiados Migrantes e Apátridas no Estado de Mato Grosso do Sul (CERMA/MS).

Alerta contra cursos falsos em MS: representante das instituições de ensino denuncia ‘proliferação’ de golpes

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )