História de MS: Valmir Corrêa e Lúcia Salsa lançam livros sobre a história de Mato Grosso do Sul nesta sexta (9) no Instituto Histórico e Geográfico de MS

História de MS: Valmir Corrêa e Lúcia Salsa lançam livros sobre a história de Mato Grosso do Sul nesta sexta (9) no Instituto Histórico e Geográfico de MS

Os historiadores Valmir Batista Corrêa e Lúcia Salsa Corrêa lançam nesta sexta-feira, a partir das 18 horas, no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do SUL (IHGMS) dois livros da série Mato Grosso do Sul: Uma história revisitada. O IHGMS está localizado à Avenida Calógeras, 3000, em Campo Grande.

   Os livros “Sertões, Homens de Ferro, Cidades de Barro” e “Histórias que não foram bem contadas” apresentam narrativas independentes e complementares. O objeto de pesquisas e textos dos autores foi, ao longo de muitos anos, as regiões de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e a construção de uma sociedade fronteiriça num dos mais extremos sertões brasileiros, desde o século XVIII. O ponto de partida para a compreensão e explicação dessa história foi a opção pela dimensão sistêmica que permite a articulação ao eixo externo capitalista. Dessa forma, entende-se que apenas a abordagem metodológica que estabelece a relação entre o universal e o singular pode esclarecer a formação da sua sociedade múltipla e diferenciada nos sertões do Oeste brasileiro. Os autores explicitam ainda fatores intrínsecos que explicam a trama histórica desse território que são: a concentração de poder como base do coronelismo, a ausência de agências reguladoras do Estado que permitiu a vigência do banditismo endêmico e a violência extrema na luta pela posse de terras. Essa violência estrutural expandiu-se pelos séculos XIX e XX, desencadeando lutas permanentes até a criação do Estado de Mato Grosso do Sul. (Fonte: Editora CRV)

   Segundo a autora Lúcia Salsa Corrêa, “os livros abordam a formação social da fronteira Sul do antigo Mato Grosso até a criação do novo estado de Mato Grosso do Sul.   Nossa intenção foi construir uma narrativa que confere significado a um território onde vicejou uma sociedade singular, mas fortemente marcada pela violência.  Trata-se de contar a história que raramente aparece nos livros sobre esta grande fronteira sob o domínio de homens de ferro”.

   Para o também historiador Ahmad Schabib Hany, “vale muito prestigiar e adquirir essas verdadeiras relíquias para quem gosta de ler e, sobretudo, se interessa pela História. Docentes e pesquisadores pioneiros do antigo CPC, depois CEUC [em Corumbá] os autores são referência em todo o Brasil pelo rigor acadêmico com que desenvolveram com pioneirismo e sem qualquer política de fomento à pesquisa a pesquisa histórica em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.”

Os autores

Lúcia Salsa Corrêa possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professora titular aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, pesquisando e escrevendo sobre os seguintes temas: história regional, fronteira, desenvolvimento regional, economia extrativa e pecuária.
Valmir Batista Corrêa trabalhou no Centro Pedagógico de Corumbá, antiga UEMT. É Professor Titular aposentado de História do Brasil da UFMS. É mestre e doutor pela Universidade de São Paulo. Como pesquisador de História Regional, possui uma vasta produção historiográfica. Foi Secretário de Educação e Vereador (em dois mandatos) no município de Corumbá. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura-MS. Exerceu os cargos de Coordenador de Ações Estratégicas e Relações Internacionais do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e de Coordenador de Relações e Comércio Exterior da Secretaria de Estado de Produção. Foi Diretor Presidente da Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão Educativa/MS. Foi militante político filiado ao PSB. É membro da Academia Sul-mato-grossense de Letras.
CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus ( )