Hospitais Universitários: federação dos trabalhadores tem reunião com empresa gestora e defende democratização e alinhamento com o SUS
A federação sindical que representa 0s servidores das universidades federais, Fasubra, participou de uma reunião com a presidência da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) que administra hospitais universitários. A reunião aconteceu na quinta-feira (10).
Foram abordados temas centrais relacionados à gestão dos hospitais universitários federais. A principal pauta defendida pela entidade é a democratização da gestão hospitalar, alinhada aos princípios do SUS. A Fasubra propôs a eleição democrática das superintendências locais e a criação de conselhos gestores com a participação ativa de diferentes segmentos da comunidade universitária, incluindo docentes, técnicos, trabalhadores e estudantes.
Outro ponto levantado foi a preocupação com a precarização das condições de trabalho, especialmente devido à expansão física das unidades hospitalares sem a correspondente ampliação da força de trabalho. A Fasubra também ressaltou a importância de melhorias nos direitos trabalhistas, capacitação contínua e condições adequadas de saúde e segurança para os trabalhadores regidos pelo Regime Jurídico Único (RJU).
A EBSERH tem se mostrado aberta a discutir várias demandas da Fasubra, incluindo a questão da democratização da gestão dos hospitais universitários. No entanto, a empresa ainda não adotou totalmente a proposta da entidade sobre a eleição democrática das superintendências hospitalares. A Fasubra defende que a gestão dos hospitais seja mais participativa, com eleições para as superintendências envolvendo docentes, técnicos, trabalhadores e estudantes, e a criação de conselhos gestores deliberativos que se reuniriam regularmente.
Embora a EBSERH tenha se mostrado disposta a dialogar e construir uma agenda conjunta para melhorar as condições de trabalho e gestão nos hospitais, não há indicação clara de que a empresa aceite plenamente a proposta de democratização da gestão conforme apresentada pela FASUBRA. As negociações continuam, e a FASUBRA tem pressionado para que essa democratização seja implementada em alinhamento com os princípios do SUS.
Ficou agendada uma nova reunião para o dia 9 de dezembro de 2024.
(Fonte: Fasubra)
Gazeta Trabalhista – Fone/Whats: 99213-7842 – Email: gazetatrabalhista@gmail.com
Hospitais Universitários: nova lei facilita repasses de recursos para custeio e investimento em HU´s
CUT defende concursos e mesa de diálogo entre prefeituras e servidores públicos
Semana de Filosofia da UFMS debate sobre democracia com professores de diversas instituições
Projeto considera advocacia pública como atividade de risco e garante proteção a seus integrantes
Reajustes salariais em agosto: de 60 acordos registrados 86,7% conquistaram ganhos reais
.