Inscrições abertas para formação de professores do PEA Campo Limpo em Campo Grande

Inscrições abertas para formação de professores do PEA Campo Limpo em Campo Grande

Em parceria com a UFMS, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) abre inscrições para a formação de professores do Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo, com o tema Mudanças climáticas e a gestão compartilhada de resíduos sólidos. A iniciativa gratuita, com certificação e vagas limitadas, será realizada no dia 22 de maio, com quatro turmas em diferentes horários: às 8h, 10h30, 13h30 e às 16h, no Complexo EaD e Escola de Extensão, na Cidade Universitária. As inscrições podem ser feitas aqui.

A formação é voltado a professores dos 4º e 5º anos do ensino fundamental e equipes pedagógicas de escolas públicas e privadas de Campo Grande, além de docentes e estudantes da UFMS. Durante a formação, os educadores terão acesso a sequências didáticas inovadoras, experiências científicas e jogos colaborativos, como o Amigos do Clima, todos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A facilitação do curso será realizada por Sheila Ceccon, engenheira agrônoma, especialista em Horticultura pela Universidade de Pisa, Itália, e mestre em Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas. Os inscritos terão acesso a materiais didáticos exclusivos, sugestões de atividades práticas e recursos para aplicação em sala de aula. Além da capacitação, o programa promove concursos de desenho e redação, valorizando e premiando alunos, professores e escolas na produção de trabalhos relacionados ao tema de cada edição, sendo classificados em etapas local e nacional.

PEA Campo Limpo

Criado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), o Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo é uma iniciativa que busca contribuir para o fortalecimento da consciência ambiental de estudantes de todo o Brasil, abordando o desafio dos resíduos sólidos a partir da noção de “responsabilidade compartilhada”. O programa é voltado a alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental e oferece uma abordagem lúdica, dinâmica e prática por meio da distribuição de kits pedagógicos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esses kits incluem cadernos temáticos, jogos colaborativos e pôsteres, que tornam o aprendizado envolvente e acessível. O PEA Campo Limpo incentiva a realização de atividades práticas em comunidades e escolas, levando a mensagem de sustentabilidade para além dos muros escolares. O programa também é alinhado à Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) trazendo atividades de educação ambiental na perspectiva da inter e transdisciplinaridade, considerados princípios básicos da educação ambiental, segundo a PNEA.  

Como as Escolas Podem Participar do PEA Campo Limpo em 2025? 

As inscrições para o programa ocorrem todos os anos de janeiro a março. Escolas interessadas devem entrar em contato com o gestor da unidade de recebimento do Sistema Campo Limpo mais próxima (é possível encontrar a unidade mais próxima em inpev.org.br), responsável pela inscrição e gestão local do programa. Participar do PEA Campo Limpo é uma oportunidade única de integrar o desenvolvimento de habilidades e competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) a práticas ambientalmente adequadas. Ao envolver professores, estudantes e comunidades, o PEA Campo Limpo forma uma geração consciente e comprometida com a preservação do meio ambiente. 

(Fonte: Assessoria UFMS e LVBA Comunicação)

Gazeta Trabalhista – Fone/Whats: 99213-7842 – Email: gazetatrabalhista@gmail.com

Fundect/MS amplia número de projetos aprovados no edital Humanidades e investimento para R$ 3,2 milhões

Exposição no Museu da Imagem e do Som/MS revela multiplicidade artística de Lídia Baís

Conferência Estadual das Cidades acontece em Campo Grande no mês de junho

Transporte Coletivo em Campo Grande: faça sua denúncia à Comissão Parlamentar de Inquérito

CUT mobiliza trabalhadores para Conferência Nacional das Cidades

.

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus ( )