Movimento “Grito dos Excluídos” acontece também em Campo Grande neste 7 de setembro

Movimento “Grito dos Excluídos” acontece também em Campo Grande neste 7 de setembro

O tema deste ano, “Vida em primeiro lugar! Todas as formas de vida importam, mas quem se importa?”, visa destacar a importância de colocar a vida em todas as suas formas no centro das políticas públicas.

O Grito dos Excluídos e Excluídas surgiu em 1995 como uma resposta ao Grito da Independência, tradicionalmente celebrado em 7 de setembro. Foi idealizado durante a 2ª Semana Social Brasileira, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o intuito de dar visibilidade às vozes silenciadas das periferias e das áreas rurais do país, questionando a independência proclamada em 1822 por um príncipe e propondo uma reflexão sobre a verdadeira soberania popular.

Desde seu primeiro ato, o Grito dos Excluídos e Excluídas é um movimento que busca evidenciar os sofrimentos das populações marginalizadas, trazendo à tona os problemas que muitas vezes são ignorados por governos e pela sociedade em geral. O movimento é marcado pela defesa dos direitos humanos, a participação ampla e plural de entidades, igrejas, pastorais, movimentos sociais e populares comprometidos com as causas dos excluídos e excluídas.

Movimento acontece também em Campo Grande

De acordo com a organização do movimento a concentração para o ato terá início às 8h da manhã, na Rua Barão do Rio Branco, esquina com a 13 de Maio, onde manifestantes estarão acompanhando o desfile cívico, com faixas e cartazes, denunciando as várias formas de exclusão social e chamando a atenção da sociedade e das autoridades presentes para as necessidades das populações em vulnerabilidade social.

No Mato Grosso do Sul, estarão no centro da pauta, a necessidade da demarcação de terras indígenas, da reforma agrária, da proteção a população trabalhadora do campo, nos acampamentos, assentamentos, retomadas e aldeias. O fim da violência contra as mulheres, a ampliação dos investimentos na educação pública de qualidade, a luta pela tarifa zero no transporte público, a luta pelo SUS, gratuito e de qualidade para a população, a luta contra os juros altos que prejudicam a economia do país.

Sobre o Grito dos Excluídos

Ao longo de quase três décadas, o Grito dos Excluídos e Excluídas se consolidou como uma manifestação popular carregada de simbolismo e comprometida com a luta por uma sociedade mais justa, solidária e fraterna. As atividades deste ano em Campo Grande incluem uma caminhada ao final do desfile cívico, manifestação com cartazes e faixas, divulgação nas redes sociais e para imprensa, além de discursos durante o ato público que evidenciam as necessidades urgentes para as pautas levantadas.

A proposta do Grito não se limita ao dia 7 de setembro, mas é um processo contínuo de mobilização e reflexão que acontece ao longo do ano, com a realização do “Dia D do Grito” no dia 7 de cada mês. Esse esforço constante busca ampliar o debate sobre as causas sociais locais e nacionais, promovendo uma cidadania participativa.

(Fonte: Organização do Grito dos Excluídos em Campo Grande/MS)

Gazeta Trabalhista – Fone/Whats: 99213-7842 – Email: gazetatrabalhista@gmail.com

Aposentados de MS: crescimento da mobilização contra desconto de 14% reflete enormes prejuízos com a “reforma” da previdência

Piso salarial/Biólogos: comissão da Câmara aprova piso de R$ 4.685 para biólogos do setor privado

Sindicatos e Ministério Público vão receber denúncias de assédio eleitoral no trabalho

.

 

 

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )