MS registra 240 casos confirmados de Covid-19; estado continua com baixo isolamento, em penúltimo lugar no país

MS registra 240 casos confirmados de Covid-19; estado continua com baixo isolamento, em penúltimo lugar no país

Com mais dois exames positivos para coronavírus (Covid-19), o número de casos confirmados da doença no Estado chega a 240. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) monitora outros 38 casos suspeitos. As informações estão no boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (28.04) em coletiva de imprensa online com autoridades do Governo do Estado.

Dos 240 casos confirmados, 93 estão em isolamento domiciliar, 124 pessoas estão recuperadas. 14 estão internados, sendo seis em hospitais públicos e oito em hospitais privados. Foram registrados nove óbitos.

Das 846 amostras coletadas no Drive-Thru Covid-19 em Campo Grande, 822 deram negativo e 24 deram positivo.

Os dois casos novos são de duas mulheres de Campo Grande, de 39 e 35 anos, notificadas no dia 24 de abril.

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 2.321 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 2.022 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e 21 foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde.

Os 38 casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen/MS, onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e Coronavírus. O Lacen/MS realiza os exames para Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Os resultados ficam prontos entre 24h a 72 horas, após o recebimento das amostras.

Baixo isolamento faz Covid-19 avançar no Brasil, e MS continua sendo um dos protagonistas na discreta adesão

 O isolamento social recomendado por autoridades de todo País tem sido atendido por menos da metade da população. Como consequência, o número de diagnosticados com o novo coronavírus no Brasil já chega a 66,5 mil e o de mortes está em 4,5 mil conforme os dados de segunda-feira (27.4) do Ministério da Saúde. Para se ter uma ideia, o Brasil ultrapassou a Holanda e já é o décimo país em número de vítimas da Covid-19 no planeta.

Das 27 unidades da federação, Mato Grosso do Sul é o terceiro em menor número de casos e mortes do País. Para a Secretaria de Estado de Saúde (SES) o cenário de “controle” da doença é resultado de medidas de isolamento adotadas entre o final de março e começo de abril. Apesar de o número de casos ser pequeno, o recolhimento da população está seguindo o mesmo ritmo do Brasil, com poucas pessoas em casa e muita gente correndo risco de contágio nas ruas. Enquanto não há uma vacina para eliminar o vírus, o único remédio ainda é o distanciamento social, afirmam autoridades.

Na última segunda-feira de abril, o monitoramento por geolocalização registrou isolamento social de 42,2% para Mato Grosso do Sul. No comparativo com as outras três segundas, nota-se que a adesão era maior no começo do mês, com registro de 48,2% para o dia 6. Na sequência, os índices foram: 40,7% no dia 13; e 46,2% no dia 20.

O comportamento da população nos municípios resulta na média do Estado, e consequentemente na posição do ranking nacional, onde MS é o penúltimo nesta segunda (27.4). De maneira geral, 17 cidades sul-mato-grossenses ficaram abaixo dos 40%, e apenas duas acima dos 60%. O pior isolamento foi registrado em Tacuru (26,6%) e o melhor em Bela Vista (64,3%). Campo Grande teve isolamento de 41,9% com alguns bairros na casa dos 20%. Confira o ranking das cidades aqui.

Boletim Epidemiológico

A Covid-19 tem avançado gradativamente no Estado. Para se ter uma ideia no mês de março a média era de 2,7 novos casos por dia. Já em abril, entre os dias 1º e 26 abril, a média saltou para 7,2 exames positivos para a doença, o que dá uma diferença de 166% em apenas um mês.

Fonte: SES/Portal do MS

 

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )