MS: sete municípios em risco extremo e 52 com bandeira vermelha; estado já registra mais de duas mil mortes por covid

MS: sete municípios em risco extremo e 52 com bandeira vermelha; estado já registra mais de duas mil mortes por covid

Situação levou o governo a notificar os municípios para que comprovem o cumprimento das recomendações

O Governo de Mato Grosso do Sul atualizou o grau de risco dos 79 municípios – referentes à 50ª semana epidemiológica do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) e encaminhou nesta quinta-feira (17/12) as novas recomendações, para o período de 16 a 26 de dezembro, aos prefeitos.

Além dos relatórios com as recomendações, o governo estadual notificou os municípios para que comprovem o cumprimento das medidas ou justifiquem o descumprimento, sob pena de comunicação ao Ministério Público e demais autoridades, de acordo com o Decreto Estadual nº 15.559/2020. A situação tem exigido do governo grande esforço para estruturar o sistema de saúde,  conforme explicou o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, na live desta sexta-feira (18):

“A situação é séria. Não há falta de recursos. Essa semana o governador liberou mais de R$ 27 milhões para as unidades hospitalares do Estado municípios. A grande questão é a capacidade de ampliação de leitos de UTI. E por outro lado a necessidade de diminuir a taxa de multiplicação e contágio por parte da Covid-19. E o governo vai adotar as medidas necessárias para que a gente contenha ao máximo a propagação do vírus. Sabemos das consequências na economia e debatemos isso diariamente. Os municípios têm as suas responsabilidades também. Precisamos  pôr a mão na consciência e, mais do que nunca, fazer uma reflexão de responsabilidade para ver com o vamos atravessar o nosso fim de ano”, destacou.

Mapa Situacional

O mapa situacional das quatro macrorregiões de Saúde (Corumbá, Campo Grande, Três Lagoas e Dourados), referente à 50ª Semana Epidemiológica (de 06 a 12/12), apresenta 20 municípios no grau médio (bandeira laranja), 52 no grau de risco alto (bandeira vermelha) e sete na faixa de risco extremo (bandeira cinza): Amambai, Aquidauana, Bela Vista, Campo Grande, Dourados, Naviraí e Sete Quedas. O estado não possui nenhum município nas faixas amarela (risco tolerável) e verde (baixo risco).

Com relação à última divulgação (49ª semana), 53 municípios mantiveram, apenas quatro municípios melhoraram e 22 municípios regrediram no grau de risco.

 MS já registra mais de duas mil mortes por coronavírus

Mais 1.076 novos casos de coronavírus foram registrados nas últimas 24 horas. Os números constam no boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta sexta-feira, dia 18. Com isso, o número total de casos confirmados até agora é de 119.079. Média móvel de 1.106,3 casos novos ao dia. Já a taxa de contágio, que chegou a 1,16 caiu para 1,13.

Na live desta sexta-feira, o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica manifestou a sua solidariedade as famílias que perderam seus entes queridos para a Covid-19, e mais uma vez fez um apelo para que a população faça a sua parte, evitando aglomerações e adotando as medidas necessárias para conter o coronavírus.

Dos 119.079 casos confirmados, 102.309 estão sem sintomas e já estão recuperados, 14.761 estão ativos, e destes 648 estão internados. Os municípios com maior número de casos novos são Campo Grande com 355. Na sequência aparecem Dourados com 92, Amambai com 62 e Maracaju com 57 novos casos.

Quanto aos percentuais de ocupação de leitos, a macrorregião de Campo Grande tem 113% dos leitos ocupados, Dourados com 84%, macrorregião de Três Lagoas com 63% e de Corumbá 75% de ocupação.

De ontem para hoje foram dezesseis novos óbitos confirmados, totalizando 2.009 mortes pela doença em Mato Grosso do Sul, desde o início da pandemia. Os óbitos são nove de Campo Grande. Dois de Rio Verde. Angélica, Corumbá, Fátima do Sul, Jardim e Paranaíba registraram um óbito cada.

Lembrando que os exames para diagnóstico da doença podem ser agendados pelo telefone 0 800 647 0911. E os boletins periódicos você pode acompanhar no link: http://www.vs.saude.ms.gov.br.

 

Fonte: Portal do MS – Katiuscia Fernandes – Subcom

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )