MS tem 1.186 confirmados com Covid-19; estado estaciona nas últimas posições no distanciamento social e Campo Grande ocupa penúltimo lugar no ranking das capitais

MS tem 1.186 confirmados com Covid-19; estado estaciona nas últimas posições no distanciamento social e Campo Grande ocupa penúltimo lugar no ranking das capitais

Com mais 86 exames positivos para coronavírus (Covid-19) nas ultimas 24 horas, o número de casos confirmados da doença no Estado chega a 1.186. Foi registrado um óbito de moradora de Três Lagoas que estava internada em São Paulo, passando para 18 mortes por Covid-19.  As informações foram apresentadas nesta quarta-feira (27.05) em coletiva de imprensa online com autoridades do Governo do Estado.

Dos 1.186 casos confirmados, 705 estão em isolamento domiciliar, 404 estão sem sintomas e já estão recuperados. 60 estão internados, sendo 23 em hospitais públicos e 37 em hospitais privados. Um paciente internado é procedente de fora do Estado. Foram registrados 18 óbitos.

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 8.983 notificações de casos suspeitos da coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 6.929 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e 21 foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde. 220 exames aguardam resultado do Lacen. 648 casos foram notificados e não foram encerrados pelos municípios.

Os dados publicados desde 19 de maio têm como fonte de dado o sistema de informações oficiais SIVEP Gripe e E-SUS VE. Esses dados são alimentados pelos municípios. Os dados estão sujeitos a alteração pelos municípios nos sistemas de informação oficial.

Os 220 casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/MS), onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e Coronavírus. O Lacen/MS realiza os exames para Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Os resultados ficam prontos entre 24h a 72 horas, após o recebimento das amostras.

A Secretaria de Estado de Saúde publica o boletim epidemiológico referente às notificações de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) diariamente. As informações divulgadas pela Secretaria são os dados oficiais consolidados do Estado que são repassados ao Ministério da Saúde.

MS estaciona nas últimas posições no distanciamento social e Campo Grande ocupa penúltimo lugar no ranking das Capitais

O distanciamento social faz parte do tripé indispensável para frear a velocidade do contágio pelo novo coronavírus: uso de máscaras, isolamento social e higiene redobrada. Por hora, esse é o único remédio capaz de evitar que muitas pessoas fiquem doentes ao mesmo tempo e amenizar os impactos causados pela Covid-19 no sistema de saúde.

Por um tempo, apenas as medidas adotadas pela administração estadual, foram suficientes para manter a doença sob controle no Estado, mas as últimas semanas tem sido o retrato da falta de distanciamento social, com aumento significativo de novos casos confirmados da doença em diversos municípios do Estado.

As taxas de isolamento social mapeadas pela In Loco nesta terça-feira (26.5) deixam o Estado no terceiro pior lugar do ranking das unidades da federação com índice de 37,7%. A novidade do monitoramento é o ranking das Capitais brasileiras. Com taxa de 36,9% para este dia, Campo Grande ficou em penúltimo lugar.

A menor adesão ao recolhimento e maior movimentação mapeada na Capital foi nas regiões do Seminário (19%), Pênfigo (22%), Noroeste (24%), Nova Lima (26,1%) e Tiradentes (26,3%).

Poucas pessoas estão cumprindo as regras de quarentena nos municípios do interior do Estado, e as taxas de isolamento mapeadas nesta terça-feira, variam entre 26,7% (Novo Horizonte do Sul) e 54,9% (Jateí). Confira aqui o ranking das cidades sul-mato-grossenses.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde -SES

 

 

 

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )