Paraguai: suspensa as exportações de carne para a Rússia por conta da guerra na Ucrânia

Paraguai: suspensa as exportações de carne para a Rússia por conta da guerra na Ucrânia

A Câmara Paraguaia de Carnes anunciou ontem (28) que, em comum acordo com os empresários importadores russos, foi suspensa temporariamente as exportações para aquele país.

A medida é considerada temporária e por precaução. “Como mecanismo de precaução, os compradores de carne paraguaia da Rússia e da indústria local concordaram em suspender os envios até que haja uma clareza para o comércio”, afirmou Daniel Burt, gerente da Câmara Paraguaia de Carnes.

A medida é considerada um efeito da exclusão da Rússia do sistema internacional de pagamentos Swift, gerando incertezas sobre como efetuar daqui para frente as exportações e importações com a Rússia, que é o segundo maior comprador de carne bovina do Paraguai. Foram 327 mil toneladas exportadas em 2021, com valor de 1,6 bilhões de dólares, segundo dados da Câmara Paraguaia de Carnes.

São crescentes as preocupações em todo planeta sobre os efeitos sobre as economias locais caso a guerra na Ucrânia se prolongue e as sanções mútuas entre os envolvidos perdurem, provocando uma ruptura na cadeia global de exportações e importações. Isso poderia gerar uma recessão internacional no momento que era esperada uma recuperação após a queda por causa da pandemia.

(Foto: Semar/MS)

Sanções econômicas podem atingir usina comprada por grupo russo em Três Lagoas (MS)

Ministério das Relações Exteriores “explica” nota da Agência Brasil, órgão oficial do governo, sobre telefonema de Bolsonaro ao presidente russo dizendo que não houve; mas não nega declarações sobre Brasil ser contra sanções ou condenação de Putin

 

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )