Pinturas com temática indígena, de Ghva Maurício, até esta quarta (31) na Galeria de Vidro em Campo Grande

Pinturas com temática indígena, de Ghva Maurício, até esta quarta (31) na Galeria de Vidro em Campo Grande

A mostra de 27 pinturas do artista plástico Ghva Maurício encerra nesta quarta-feira (31) em Campo Grande. Esta é a terceira mostra dos contemplados pelo Prêmio Ipê de Artes Visuais.

A exposição “Yvypóry – Habitantes da Terra”  conta com  27 pinturas sobre tela que foram elaboradas entre 2020 e 2022. A mostra é reflexo de uma pesquisa realizada por Ghva há mais de 20 anos sobre comunidades indígenas e afro-brasileiras e traz no nome a língua guarani, uma das etnias que foram retratadas nos quadros. A cultura das tribos sul-mato-grossenses kadiwéu, chamacoco e terena também aparece nas obras, além de povos de outras regiões do País, como xavante, paiter suruí e ianomami.

Segundo o autor, seu objetivo com a coleção é enaltecer e valorizar a identidade, a força e a herança ancestral dos povos originários, símbolos de honra e resistência, além de remeter ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado no dia 9 de agosto. A exibição fica aberta aos campo-grandenses até o dia 31.

Sobre o autor 

Natural do estado de Rondônia e descendente de migrantes nordestinos, Gevanildo Mauricio da Silva, o Gheva, viveu uma infância rural no município de Cacoal, localizado em plena floresta amazônica. A presença dos índios suruís na cidade era constante, assim como a convivência com a fauna e a flora únicas do bioma, que despertaram o interesse do artista pelo desenho de observação.

Na obra de Ghva há o predomínio de combinações de cores e colagens, que remontam à força e à beleza de comunidades indígenas e quilombolas. A produção do artista também chamou a atenção da antropóloga e historiadora Maria Barcelos (RO), por conta da investigação sobre as diversas etnias indígenas brasileiras, seus grafismos, sua iconografia e suas cores, bem como os registros históricos sobre o assunto, frequentemente pesquisados por ele.

Em Mato Grosso do Sul desde 2004, Ghva tem no currículo uma série de projetos desenvolvidos por aqui, entre eles o Festival Mba’e Porã (2020); o Espelhos da Terra (2021), com a Aldeia Urbana Marçal de Souza; e exposições em diversos espaços institucionais, como na TV Educativa, Fórum de Campo Grande, Uniderp e Unimed.

Até o dia 31/08 na Galeria de Vidro

A exposição “Yvypóry – Habitantes da Terra” fica até esta quarta-feira (31/08) na Galeria de Vidro, localizada dentro da Plataforma Cultural/Esplanada Ferroviária. O endereço é: Avenida Calógeras, n.º 3.015. A entrada é gratuita.

(Fonte/Fotos: PMCG)

Planos de saúde: acabou limite para sessões de fisioterapia, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais

Abaixo da inflação: quase metade dos reajustes salariais em julho não repõe sequer as perdas para inflação

Entra em vigor lei que institui regras trabalhistas para períodos de calamidade pública

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )