Poliomelite: há dez dias do fim da campanha, apenas 18% do público-alvo foi atingido com vacina em Campo Grande

Poliomelite: há dez dias do fim da campanha, apenas 18% do público-alvo foi atingido com vacina em Campo Grande

Iniciada em agosto e prorrogada até o final de setembro, a campanha de vacinação contra a poliomielite termina em dez dias e, até o momento, apenas 18% da população entre 1 e 4 anos de idade em Campo Grande recebeu o imunizante. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é que 95% das mais de 57,4 mil crianças nesta faixa etária fossem imunizadas. 

A vacina contra poliomielite protege crianças da doença que ficou popularmente conhecida como Paralisia Infantil, e há mais de trinta anos não há novos casos registrados no Brasil. Contudo, a decisão de uma nova campanha partiu do princípio de que o vírus ainda estar circulante em alguns países e haver casos novos em locais onde não se tinha mais registro da doença, como é o caso dos Estados Unidos, que confirmou o diagnóstico em um adulto não vacinado em julho. 

“O perigo é que tenhamos o mesmo cenário que se apresentou em relação ao sarampo. Em 2019, Campo Grande registrou novamente um caso da doença, em uma criança que ainda não tinha recebido a vacina e havia viajado para São Paulo”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. 

Segundo o gestor da pasta de saúde, cada novo caso fora do país representa um risco maior para os moradores de Campo Grande. Além desta campanha, acontece também a de multivacinação para atualização de caderneta, que tem como público crianças e adolescentes de até 14 anos. 

Cerca de 68 mil crianças e adolescentes foram até as unidades de saúde com seus pais ou responsáveis legais para verificar a necessidade da atualização da caderneta, e deste total, pouco mais de 19,7 mil recebeu pelo menos uma dose que estava em atraso. 

(Fonte: Prefeitura de Campo Grande – Foto: Tomaz Silva/Ag. Brasil)

Presidente do Senado apresenta medidas para financiar piso da enfermagem

Receitas e prescrições médicas com letras legíveis viram temas de Audiência na Câmara de Campo Grande

Evento sobre arborização urbana tem início nesta segunda (19) na UFMS com especialistas de seis países

 

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )