Programa de apoio ao etnodesenvolvimento começará em junho; ações serão financiadas com orçamento do MDA

Programa de apoio ao etnodesenvolvimento começará em junho; ações serão financiadas com orçamento do MDA

Após anunciar o Programa de Apoio e Fortalecimento ao Etnodesenvolvimento (Pafe) durante o 2º Ato Aquilombar, ocorrido na última quinta-feira (16) em Brasília, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) definiu que as ações iniciarão em 3 de junho. O objetivo da política pública é promover inclusão e sustentabilidade produtiva de povos e comunidades tradicionais.

O programa contempla a elaboração de planos de gestão territorial e ambiental, abertura de crédito e financiamento para iniciativas de povos e comunidades tradicionais, ações de assistência técnica e extensão rural e capacitação em gestão que favoreçam a formação de grupos produtivos.

As ações serão financiadas com orçamento do MDA e serão coordenadas pela Secretaria de Territórios e Sistemas Produtivos Quilombolas e Tradicionais, além de monitoradas pelo Comitê Permanente dos Povos e Comunidades Tradicionais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável.

De acordo com a portaria, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (20), serão fomentados planos e projetos que visem a geração de renda com base na agricultura familiar, relação com o território e a valorização de técnicas tradicionais de produção.

Entre as metas estão a qualificação das cadeias produtivas, a disseminação de conhecimento a partir dos saberes tradicionais e vivências e a articulação das iniciativas de investimento das iniciativas de governos, da sociedade civil e dos organismos internacionais.

(Fonte: Agência Brasil – Foto: Kelly-Ventorim/Semagro-MS)

Gazeta Trabalhista – Fone/Whats: 99213-7842 – Email: gazetatrabalhista@gmail.com

Educação Básica em MS: projetos apoiados pela Fadeb serão apresentados na Assembleia Legislativa nesta terça (21)

“Queremos solução”: moradores cobram providências contra mau cheiro na região do Imbirissú, em Campo Grande

Contratação temporária de 124 servidores para a Agraer/MS: efetivos cobram concurso público

Reajuste do funcionalismo estadual de MS: projeto de aumento de 3,73% vai ao plenário da Assembleia

Renúncia fiscal de R$ 5 bilhões por ano: deputado cobra informações sobre concessão de benefícios fiscais para empresas em MS

Previdência/MS: isenção aos aposentados com comorbidades do desconto de 14% é prioridade de Comissão na Assembleia Legislativa

Aposentados recepcionam governador com protesto contra desconto em evento com prefeitos de MS

Deterioração do patrimônio histórico e cultural de Campo Grande: falta de gestão é apontada como uma das causas

Ambientalistas celebram decisão judicial suspendendo desmatamento e reiniciam campanha pelo Tombamento dos Parques Estadual do Prosa, das Nações Indígenas e Parque dos Poderes

.

 

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )