Programa de fomento às bibliotecas comunitárias em Campo Grande: projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores
Foi aprovado na Câmara Municipal de Campo Grande o Projeto de Lei nº 11354/2024, que institui na Capital “Programa de Fomento às Bibliotecas Comunitárias” . A iniciativa, de autoria do vereador Ronilço Guerreiro, tem como objetivo ampliar o apoio financeiro e estrutural às bibliotecas comunitárias e incentivar ações voltadas à promoção da leitura e cultura nas comunidades.
De acordo com o texto aprovado em primeira votação e discussão, o programa será gerenciado pela Secretaria Municipal de Cultura – ou Fundação de Cultura – e prevê o apoio a projetos de gestão, manutenção, programação cultural e aquisição de acervos, entre outros. O foco principal é fortalecer espaços culturais em áreas de vulnerabilidade social e garantir o acesso da população aos livros, à leitura e a outras manifestações artísticas e educativas.
Ronilço Guerreiro destacou a importância da proposta. “Essas bibliotecas não são apenas lugares de leitura, mas também centros de convivência, formação cidadã e mobilização social. Sempre disse que vamos fazer de Campo Grande uma cidade de leitores e é nosso papel fomentar esses espaços e garantir recursos para a continuidade desse trabalho tão relevante para Campo Grande”, afirmou Guerreiro.
O projeto ainda precisa passar por segunda votação antes de ser encaminhado para sanção do Executivo. Caso aprovado em definitivo, o Programa contará com dotação própria no orçamento municipal e poderá receber recursos de outras fontes, como transferências governamentais e doações privadas.
Assessoria de Imprensa – Foto: Agência Brasil
Gazeta Trabalhista – Fone/Whats: 99213-7842 – Email: gazetatrabalhista@gmail.com