Salário Mínimo: pela manutenção da valorização! – Nota técnica do DIEESE
O DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) divulgou uma nota técnica defendendo a política de valorização do salário mínimo. O movimento sindical tem ressaltado a importância do aumento do poder aquisitivo dos trabalhadores que recebem menos, estimulando o consumo e cadeia de produção e comércio de produtos de primeira necessidade, entre eles os da agricultura familiar.
Diz o Artigo 7º, Inciso IV da Constituição que o salário mínimo, fixado em lei e nacionalmente unificado, deve ser capaz de atender as necessidades vitais básicas dos trabalhadores e suas famílias com “moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim”.
Há muitos anos, o DIEESE estima o valor do salário mínimo necessário para atender os preceitos constitucionais. Os cálculos mais recentes indicam que tal valor seria próximo a R$ 4 mil, para atender a uma família de dois adultos e duas crianças.
Veja a nota técnica na íntegra:
https://www.dieese.org.br/notatecnica/2019/notaTec218SalarioMinimo.html
Foto: Agência Brasil