Segunda edição do CINECLUBE SINDICAL,  começa hoje com “Era o Hotel Cambridge”

Segunda edição do CINECLUBE SINDICAL, começa hoje com “Era o Hotel Cambridge”

   Depois do sucesso de crítica e público – para usar de forma bem-humorada o clichê do mundo artístico – o Cineclube Sindical organizado pela CUT-MS retoma as atividades em novembro. Com a temática Resistência, esta edição traz três sessões, dias 14, 23 e 30, às 19h, na sede da central.

  Os filmes escolhidos são, respectivamente: Era o Hotel Cambridge, ficção documental brasileira, dirigida por Eliane Caffé; Orgulho e Esperança, do Reino Unido, que mostra uma união inusitada entre movimentos sociais na luta contra o neoliberalismo, e, por fim, Aquarius, produção franco-brasileira ganhadora de vários prêmios internacionais.

   À exibição do filme segue-se uma roda de conversa, iniciada por um/a convidado/a, que aborda questões políticas, históricas ou referentes à produção. Para essas sessões, além dos jornalistas Oscar Rocha e Ana Cláudia Salomão, curadores do cineclube, o debatedor será o professor Paulo Edyr de Camargo Bueno, da UEMS, que comentará Era o Hotel Cambridge, na abertura da mostra, dia 14/11.

   Segundo os sindicalistas, a primeira edição, que teve como tema Movimentos Operários, foi muito produtiva para o debate político. “As discussões são ricas, todos aprendemos uns com os outros e nos confraternizamos na luta, diz Genilson Duarte, presidente da CUT-MS. Desta vez, haverá uma “cantina” para venda de refrigerantes e salgados durante as conversas, por companheiros do MST, avisa o dirigente.

    Local: Sede da CUT-MS: Rua Edgard Gomes, 49 (próximo da feira central)
    Data: 14, 23  e 30 de novembro.

   Programação:

   14/11, 19hEra o Hotel Cambridge, produção brasileira, ficção documental, direção Eliane Caffé
   Comentários: Prof. Dr. Paulo Edyr Camargo Bueno, UEMS.

   23/11, 19hOrgulho e Esperança (Pride). Reino Unido, comédia dramática.
  Comentários: Ana Cláudia Salomão, jornalista e mestra em Historiografia Literária.

   30/11, 19hAquarius, produção franco-brasileira, vários prêmios internacionais.
  Comentários: Oscar Rocha, jornalista e professor de História da rede estadual.

   FILME DE HOJE

   “Era o Hotel Cambridge” narra o cotidiano de uma comunidade em risco de desaparecer sob as águas de uma usina hidroelétrica. Moradores sem-teto que ocupam um prédio abandonado em São Paulo vivem sob ameaça de despejo pelas forças do Estado.

   Sua história é contada pela diretora Eliane Caffé, que mostra esses moradores de rua em busca de abrigo e de um futuro, em sua maioria refugiados, sem dinheiro, família ou mesmo conhecimento da língua. Uma saga de resistência.

   Quem comenta o filme é Paulo Edyr Camargo Bueno, professor da UEMS nos cursos de Letras – Inglês e Pedagogia. Mestre em Educação, o educador pertence ao grupo de pesquisa HISTEDBR (História da Educação Brasileira), sediado na Unicamp. Conhecido em Campo Grande na luta pelos direitos humanos, Bueno fará a abertura do Cineclube Sindical edição novembro.

   Ana Cláudia Salomão

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )