Greve: servidores do INSS se reúnem com ministro da Previdência Social em Campo Grande e cobram abertura de negociação
Em visita à Campo Grande (MS), nesta quinta-feira, 22, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, foi abordado pelos servidores que estão em greve por reajuste salarial, reestruturação do órgão e valorização dos funcionários.
O ministro foi recepcionado pelos servidores em frente à Gerência Executiva do INSS de Campo Gande, onde tinha reunião agendada, e em seguida reuniu-se com os servidores no auditório do órgão. Representando a categoria , usaram da palavra Maria Helena Faria, da direção do Sintsep/MS e Henrique Martini, do Comando Nacional de Greve, que fizerem um histórico do movimento até o momento, abordando a importância da Previdência Pública e a necessidade de reestruturação e valorização da carreira daqueles que operam a maior política pública de distribuição de renda do Brasil.
Foram abordamos que consideram os três pontos fundamentais sobre a carreira: necessidade de definição da mesma como estratégica finalística; necessidade de definição das atribuições como exclusivas da carreira e a necessidade da definição sobre o imbróglio do nível de escolaridade como nível superior para o ingresso do Técnico de Seguridade Social na Carreira. Foi tratada também com a necessidade da revogação dos instrumentos legais publicados até o momento pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) para destravar e permitir que o debate de fato ocorra.
O ministro fez compromisso de chamar para si a articulação das demandas referentes à Carreira, defendeu o Comitê Gestor, com prazo menor e atribuições claramente definidas para que não haja mais desconfiança de que o mesmo se tratará de enrolação. Se comprometeu a conversar com a Ministra Ester, do Ministério da Gestão, para revogar as medidas possibilitando a reabertura do diálogo. Após o encerramento da reunião, foi informado que a Portaria 43 será revogada.
Na próxima semana o Comando Nacional de greve participará das articulações junto ao Ministério da Gestão na tentativa de buscar diálogo sobre a pauta da carreira do Seguro Social.
De acordo com o sindicato, além de servidores de Campo Grande, funcionários do INSS dos municípios de Dourados e Três Lagoas também participaram da reunião e uma nova assembleia geral deve na próxima semana para discutir e deliberar sobre os rumos do movimento em Mato Grosso do Sul.
(Com informações do Sintsep-MS – Fotos/Vídeo: Anita Borba)
Gazeta Trabalhista – Fone/Whats: 99213-7842 – Email: gazetatrabalhista@gmail.com
Eleições: matéria do Correio do Estado revolta servidores da Educação de Campo Grande
Entenda proposta aprovada sobre reoneração da folha de pagamento
Com lucros exorbitantes bancos apresentam propostas salariais indecentes, dizem bancários
Inscrições para o Conselho de Usuários dos Serviços Públicos de MS estão abertas
.