Trabalhadores da Construção Pesada realizam assembleia nesta sexta, 25, em Campo Grande, para dar início à campanha salarial

Trabalhadores da Construção Pesada realizam assembleia nesta sexta, 25, em Campo Grande, para dar início à campanha salarial

Os trabalhadores da Construção Pesada de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso darão início, nesta sexta, ao processo de negociação sobre o próximo acordo coletivo de trabalho. Em assembleia, que acontece na sede do sindicato em Campo Grande, será discutida e aprovada a pauta de reinvindicação a ser encaminhada ao setor patronal, contendo a parte econômica e a parte social. O atual acordo coletivo da categoria tem vigência de 01/03/2019.

 De acordo com o SINTICOP (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação, Obras de Terraplanagem em Geral dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) a categoria conta atualmente com cerca de 4 mil trabalhadores no estado, sendo que existe muita rotatividade de mão de obra no setor.

 Em entrevista à rádio CBN, de Campo Grande, Walter Vieira dos Santos, presidente do fez um chamado à categoria para que compareçam à assembleia, ressaltando a importância que os acordos coletivos passaram a ter com a reforma trabalhista.

 Segundo Walter, o sindicato tem promovido a fiscalização nos canteiros de obras, verificamos o cumprimento do acordo coletivo, o fornecimento dos equipamentos de segurança, o cumprimento das regulamentações e também realizando denúncias junto ao Ministério Público do Trabalho quando necessário.

Diretores do SINTICOP na entrevista à rádio CBN

 Quanto à questão salarial, disse que a categoria espera ter a reposição da inflação (INPC) mais um ganho real. Esperam manter também as cláusulas sociais e dos benefícios que constam no atual acordo, como alimentação gratuita no canteiro de obra (PAT), redução do desconto do vale-transporte 6% para 3%, abonos e auxílios.

 Já sobre a  PLR (Participação nos Lucros e Resultados), que consta no acordo e que está sendo implantado nas empresas, o sindicato espera regulamentar melhor para que os trabalhadores efetivamente tenham participação sobre o aumento da produtividade e da lucratividade das empresas.

 A assembleia tem início às 18h  em primeira convocação e ás 18h e 30 minutos, em segunda convocação, na sede da entidade, sito a Rua Vicente Solari, 67, Bairro Nova Bandeirantes.

 

Link para ouvir a entrevista completa, na rádio CBN:

http://www.sinticopms.com.br/ckfinder/userfiles/files/ENTREVISTA%20RADIO.MP3

 

Veja abaixo o Edital de Convocação da Assembleia

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Pelo presente Edital, o Presidente do SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS, PAVIMENTAÇÃO, OBRAS DE TERRAPLANAGEM EM GERAL DOS ESTADOS DE MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL – SINTICOP, no uso das suas atribuições conferidas pelo Estatuto Social e legislação Sindical vigente, e em cumprimento ao disposto nos artigos 611, 612 e seguintes e 856 e seguinte da Consolidação das leis do trabalho, combinado com a lei 7.783/89 (lei de greve), convoca os trabalhadores desta categoria profissional, a comparecer em Assembléia Geral Ordinária, a fim de estabelecer os critérios para correção e aumento salarial na data base 1º de março de 2019, negociação da C.C.T (Convenção Coletiva de Trabalho), e A.C.T. (Acordo Coletivo de Trabalho), a ser realiza no dia 25 de Janeiro de 2019, ás 18h  em primeira convocação e ás 18h e 30 minutos, em segunda convocação, na sede da entidade, sito a Rua Vicente Solari, 67 Bairro Nova Bandeirantes Campo Grande, MS; para discutir e deliberar a seguinte Ordem do Dia: A). Discussão, votação e aprovação ou não da pauta de reivindicação a ser encaminhada ao setor patronal, contendo a parte Econômica e a parte Social com vigência de 01/03/2019 a 28/02/2020. B). Deliberação acerca do desconto da contribuição Negocial, Assistencial ou Associativa, a ser descontado dos integrantes da categoria, autorização para inserir na pauta de negociação nos termos do artigo 8º  IV da Constituição Federal, artigos 462, 513 na alínea “e”, da CLT e da convenção 95 da OIT.  C). Deliberar acerca da Contribuição Sindical estabelecida nos artigos 578 e seguintes da C.L.T., com redação dada pela Lei 13.467/2017. D).  Outorga de poderes á Diretória do Sindicato para encaminhamento das reivindicações, representação dos empregados nas negociações com os Setores Patronais na base territorial do SINTICOP, a celebrar ou não, Acordo Coletivo de Trabalho e/ou Convenção Coletiva de Trabalho e, no caso de malogro nos entendimentos, para suscitar Dissídio Coletivo perante o E. Tribunal Regional do Trabalho competente.  E).  Autorizar o exercício do direito de greve na forma da lei 7.783/89, em caso de malogro nas negociações. F). Deliberar sobre a transformação da assembléia em permanente, em toda a base territorial do SINTICOP, até o estabelecimento final das Normas Coletivas da categoria. 

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )