Falta de água afeta 30 famílias na Aldeia Bananal, em Aquidauana, há 30 dias

Falta de água afeta 30 famílias na Aldeia Bananal, em Aquidauana, há 30 dias

Os moradores de uma parte da aldeia Bananal, no município de Aquidauana (MS), estão denunciando a falta de água naquela comunidade indígena.  Segundo moradores, cerca de 30 famílias estão sem acesso à água já fazem 30 dias.

Segundo Dionedson Terena, dessa forma fica impossível se realizar as medidas higiênicas de precaução contra o coronavírus, já que necessitam do recurso hídrico para lavar as mãos, tomar banho e realizar a limpeza geral. O problema afeta principalmente os idosos que fazem parte do grupo de risco pela baixa imunidade e que enfrentam dificuldades de deslocamento.

Segundo Dionedson, o Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI-MS), tinha afirmada que o problema deveria ser normalizado em parceira com o município de Aquidauana, mas até hoje, 28, nada foi resolvido.

As famílias indígenas estão muito preocupadas, pois a situação ocorre em meio ao combate ao coronavírus. Os terenas estão, inclusive, com barreiras nas entradas das aldeias controlando o fluxo de pessoas para evitar a disseminação do vírus nas comunidades da região.

Segundo lideranças da aldeia, o Ministério Público Federal já foi comunicado sobre o problema, tendo sido encaminhados vários  documentos para todos os órgãos responsáveis, inclusive para o gestor municipal, que teria encaminhado um projeto para resolver a situação, mas até agora o problema não foi resolvido. As lideranças também estão preocupadas com a “difícil situação”.

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )