Em conversa com manifestantes, governador Eduardo Riedel assume compromisso de receber aposentados para discutir desconto de 14% nas aposentadorias e pensões
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, assumiu compromisso de receber uma comissão representando os servidores aposentados para discutir a questão do desconto de 14% que passou a vigorar em janeiro de 2021 por conta da reforma da previdência estadual. O compromisso foi feito junto a um grupo de manifestantes que esperava o governador em frente ao BioParque Pantanal, na manhã desta terça-feira (24).
Servidores aposentados e da ativa – de diversos setores do funcionalismo estadual – estão realizando manifestações desde março deste ano para que o governo estadual reveja o desconto dos aposentados, que teria sido suspenso ou reduzido em outros estados que também fizeram a reforma da previdência.
Em frente ao BioParque Pantanal, os manifestantes abordaram autoridades que chegavam para um evento que ocorre no local. Entre eles, o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, que afirmou já ter enviado “por escrito” um documento ao governo estadual sobre a questão após manifestação na assembleia e formação de uma comissão de deputados para fazer a interlocução com o governo.
O deputado estadual Júnior Mochi, membro da comissão, também foi abordado e cobrado sobre os encaminhamentos da negociação.
O secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, foi outro abordado pelos manifestantes. Rocha já havia recebido uma comissão após manifestação em frente à governadoria, se comprometendo a encaminhar a questão junto ao governador. Perante os manifestantes, assumiu o compromisso de marcar uma reunião do grupo diretamente com o governador Riedel.
Pouco depois chegou o governador Eduardo Riedel, que após ouvir os aposentados, se comprometeu em receber uma comissão de representantes dos servidores para estudar a possibilidade da reivindicação ser atendida.
Para o aposentado do Judiciário estadual, Dionísio Avalhaes, particularmente os servidores e pensionistas que recebem os menores salários dentro do funcionalismo são os que mais estão sofrendo com a situação, que afeta o conjunto dos servidores. “Esse desconto de 14% está pesando muito no bolso dos servidores” afirma.
Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de MS, André Santiago, “o sindicato está presente nesta causa que é muito importante para todos os aposentados, um setor que está tendo muitos prejuízos financeiros e o estado precisa olhar muito carinho”.
Já a aposentada Maria Tereza considera que o desconto de 14% está acontecendo justamente “quando a gente mais precisa, na aposentadoria, depois de trabalhar uma vida toda contribuindo, temos esse aumento no desconto, por isso a nossa reivindicação é justa e esperamos uma manifestação por parte do governador.”
Para a aposentada Manoelina Vieira, a categoria está sofrendo muito com a instituição do desconto de 14% após se aposentarem “Acho muito injusto esse desconto de 14% dos aposentados e é por isso que devemos sim fazer essas manifestações para que vejam isso por nós”, referindo-se aos políticos.
Estiveram presentes no ato servidores do Judiciário, Agepen, Saúde e Funtrab.
Cleudon, da Agepen, fala sobre situação dos servidores
Gazeta Trabalhista – Fone/Whats: 99213-7842 – Email: gazetatrabalhista@gmail.com
.
Ideal seria estarmos, também, hoje na UFMS/LAC, no Encontro de Gestores e Rede de Atendimento à Pessoa Idosa.