Abertura do Abril Indígena nesta sexta em Campo Grande; no sábado acontece o Concurso Miss e Mister Indígena na comunidade Tarsila do Amaral

Abertura do Abril Indígena nesta sexta em Campo Grande; no sábado acontece o Concurso Miss e Mister Indígena na comunidade Tarsila do Amaral

Acontece nesta sexta-feira (1), a abertura oficial do Abril Indígena de Campo Grande, no Memorial da Cultura Indígena “Cacique Enir Terena”, a partir das 19 horas. O objetivo é divulgar a cultura tradicional indígena no município, buscando a integração social.

Durante todo o mês de abril, o público terá oportunidade de apreciar o artesanato indígena das etnias Terena, Kadiwéu, Guarani e Kinikinau, em exposição permanente no Memorial, atividades com a escola Padrão, bem como a exposição “Povos Originários”com séries de retratos em acrílico sobre tela, pinturas do artista visual Ghva Maurício, que pesquisa há décadas os povos indígenas brasileiros. Na exposição estão previstas nove obras da série “espelhos da terra” de 2021, em que o artista retratou o povo terena. Além disso, a exposição contará com outras obras inéditas, de diferentes povos do MS, como Kadiwéu e Guarani.

O evento conta com as seguintes parcerias: Comunidade Marçal de Souza, com danças típicas e shows; Fundação Zahran com a Orquestra Indígena de Campo Grande, Viação Cruzeiro do Sul, Artista Ghva, Escola Padrão, Associação Luvas Brancas da Loja Maçônica Justiça e Perseverança, Itamar e Banda e Academia de Letras do Brasil-Campo Grande.

I Feira Indígena de Campo Grande

Nos dias 29 e 30 de abril, acontece a I Feira Indígena de Campo Grande, com a participação de dez comunidades indígenas.  Este evento surge para reunir as aldeias urbanas da cidade, em um polo de geração de renda e proporcionando a oportunidade de fortalecer a cultura nativa, trocar experiências de empreendedorismo, saberes e sabores relativos às atividades individuais desenvolvidas, bem como, divulgar e promover a diversidade étnica.

A I Feira Indígena de Campo Grande contará com as seguintes participações: Comunidade Indígena Estrela da Manhã, Comunidade Indígena Nova Canaã,  Comunidade Indígena Darcy Ribeiro, Comunidade Indígena Água Funda, Associação Núcleo Ceramista, Comunidade Indígena Marçal de Souza,  Comunidade Indígena Água Bonita, Comunidade Indígena Paravá, Grupo Mulheres Artesãs e Comunidade Indígena Marçal de Souza.

Miss e Mister Indígena da Comunidade Indígena do Tarsila do Amaral neste sábado (2)

No sábado, 2, acontece o 1º Concurso Miss e Mister Indígena da Comunidade Indígena do Tarsila do Amaral. Segundo Mailson Terena, no conjunto Tarsila do Amaral residem 105 famílias indígenas. Ele convida a todos para prestigiarem o evento que acontecerá a partir das 19 horas na Oca da comunidade indígena Água Bonita (R. Ana Pimentel, 73) na região do bairro Nova Lima, em Campo Grande.

Os eleitos nos concursos realizados nas comunidade indígenas de Campo Grande participam do concurso municipal que acontece no dia 19 de abril.

Segundo a Coordenadoria de Defesa das Populações e Comunidades Indígenas de Campo Grande,  o Concurso de Miss e Mister Indígena CG 2022 “além de apresentar a beleza da etnia indígena da Capital, o evento que acontece no dia 19 de abril tem como objetivo promover a rica cultura étnica, contribuições históricas e reconhecimento dos povos em nossa sociedade.”

Mailson Terena aproveita para fazer o convite para outro evento: os Jogos Indígenas de Campo Grande, que acontecerá no Parque do Sóter no dia 10 de abril. Esta será a 15ª edição do evento reunindo as comunidades indígenas da capital de MS.

Abate de frangos e suínos bateu recorde em 2021 no Brasil: trabalhadores em frigoríficos esperam que aumento da produtividade chegue na PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e nos salários

Salário mínimo regional: importância para economia, diminuição da desigualdade social e distribuição de renda

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )