Aprovado projeto sobre horário de trabalho de agentes de saúde e de endemias em Campo Grande

Aprovado projeto sobre horário de trabalho de agentes de saúde e de endemias em Campo Grande

Os vereadores aprovaram em regime de urgência, em única discussão, o Projeto de Lei 10.757/22, de autoria da Mesa Diretora, para que as duas horas diárias reservadas para o desenvolvimento das atividades complementares dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias sejam prestadas em local a livre escolha do servidor.

A Lei 6.127/18 fixa a jornada para os agentes de seis horas em campo, em contato com a população assistida. A proposição propõe a alteração para que as duas horas restantes sejam cumpridas em local de livre escolha servidor para executar trabalhos complementares, como elaboração de planilhas e relatórios, que fazem parte de suas funções.

Agentes de saúde poderão fazer monitoramento quinzenal a pessoas com deficiência

Outros projetos votados

Em primeira discussão, também foi aprovado o Projeto de Lei 10.685/22, que inclui no calendário de eventos a “Semana de Conscientização sobre a Doença Anemia Falciforme” em Campo Grande. A proposta é de autoria do vereador Carlão e prevê Programa de Conscientização que deverá ocorrer na semana do dia 19 de junho de cada ano, data em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização da Anemia Falciforme. O objetivo é conscientizar sobre prevenção e diagnóstico da doença.

“No Brasil, as estimativas apontam que a cada ano surgem cerca de 3 mil novos casos da doença e 180 mil novos portadores do traço, ou seja, pessoas que não apresentam sintomas, mas possuem a Hemoglobina S (traço falciforme). Trata-se de uma doença genética, hereditária é caracterizada por alterações nas hemácias do sangue – os glóbulos vermelhos se tornam rígidos e assumem formato de foice, dificultando a passagem de oxigênio para cérebro, pulmões, rins e outros órgãos”, explicou.

Já em segunda discussão, o PL de autoria do vereador Carlão, foi aprovado o Projeto de Lei 10.662/22 que institui no calendário oficial o Dia Municipal da Mulher Empresária/Empreendedora, a ser comemorado no dia 17 de agosto. O objetivo é estimular e homenagear a participação das mulheres no mercado de trabalho.

“Essa lei visa incentivar a todas mulheres empresárias e empreendedoras que atuam na Capital. Que com criatividade e dinamismo auxiliam no desenvolvimento econômico da Capital, onde a maioria dos lares são chefiados por mulheres”, afirmou.

Executivo – Já em única discussão, os vereadores aprovaram os Projetos de Lei 10.749/22 e 10.750/22, ambos de autoria do Executivo, para alterar dispositivos de duas legislações sobre endereço e denominações de duas escolas. O objetivo é apenas corrigir detalhes técnicos de termos das legislações. Uma das propostas altera a denominação da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Base Aérea para a Profa. Maria Josefina Bezerra Xavier. A outra altera da EMEI Tupinambás para EMEI Professora Lina Lemes de Oliveira.

(Fonte: Assessoria Câmara de Vereadores – Foto: Breno-Esaki-Agência-Saúde-DF)

 

Planos de saúde: acabou limite para sessões de fisioterapia, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais

Projeto suspende resolução que afeta planos de saúde de funcionários de estatais

 

Entra em vigor lei que institui regras trabalhistas para períodos de calamidade pública

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )