Campo Grande: moradores cobram soluções para alagamentos no Água Limpa Park, na região do Segredo

Campo Grande: moradores cobram soluções para alagamentos no Água Limpa Park, na região do Segredo

Moradores e representantes de bairros da Região Urbana do Segredo pediram, durante audiência pública nesta quarta-feira (15), soluções para os problemas causados pelas fortes chuvas que atingem a área. A lagoa de contenção da água da chuva no bairro Água Limpa Park está assoreada e com tubo de drenagem tapado, causando transbordamento. Algumas casas já foram atingidas e a comunidade tem sofridos seguidos prejuízos.

“Nosso problema é a falta de cuidado. A Prefeitura poderia dar um apoio maior nessas áreas públicas, áreas verdes. Assim, não teríamos esse tipo de problema. Foi um desleixo de anos. É preciso fazer essa manutenção para que o povo se sinta cuidado. Nós limpamos nosso quintal, cuidamos da nossa calçada, mas a nossa Prefeitura deixa a desejar no tocante às áreas públicas”, reclamou o Conselheiro da região, Vagner Virme Dolci.

“Vivemos um momento muito difícil na cidade com essa chuvarada, que vem trazendo grandes transtornos na nossa região. E não é só ali na região do Jardim Seminário. Queremos que os vereadores busquem, junto à comunidade, a resolução dos problemas. Temos ali vários locais que passam por esses problemas”, continuou o presidente do Conselho Regional da Região Urbana do Segredo, José Geraldo Balejo Jara.

A audiência foi convocada pela Comissão Permanente de Meio Ambiente, composta pelos vereadores Zé da Farmácia (presidente), Silvio Pitu (vice), Dr. Jamal, Betinho e Prof. André Luís. Moradores relatam descaso no cuidado com a lagoa. Além disso, restos de construção também estariam sendo depositados no local.

Segundo a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), nestes casos, a Decat (Delegacia de Crimes Ambientais) é acionada. “Quando há algum problema, oficializamos a Delegacia de Crimes Ambientais para que faça a investigação, para que tome as providencias legais acerca daquele crime. A comunidade tem que abraçar e preservar. A educação ambiental tem que ser disseminada nos bairros. A população precisa se apropriar, denunciar”, disse Eder Janeo, que representou a pasta.

Para o titular da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Domingos Sahib Neto, a população também precisa se conscientizar. “A Sisep está sempre pronta, atendendo as demandas da população dentro de suas condições. A sociedade precisa saber que tem suas obrigações nisso. A Sisep tem ampliado seu trabalho com limpeza de bocas de lobo. Mas, não podemos negar que existe um passivo dessa drenagem a ser feita. Isso vem trazer alguns aspectos que a sociedade precisa entender”, pontuou.

Em sua fala, o vereador Prof. André Luís lembrou que erros cometidos por administrações passadas precisam ser corrigidos. “O tempo da natureza é diferente do tempo da gente. Houveram erros, e temos que corrigir e correr atrás. Tem que ter mais planejamento urbano: não permitir abrir loteamento em Campo Grande sem toda infraestrutura constituída. Precisamos trabalhar sério o planejamento de Campo Grande. Temos que ocupar os espaços vazios e usar a força da lei. Caso contrário, a gente acaba pagando a conta”, afirmou.

Já o vereador Ronilço Guerreiro, que propôs o debate, lembrou que o papel da Câmara para solucionar os problemas da comunidade é fiscalizar e cobrar. Cabe, no entanto, à Prefeitura executar os serviços.

“O papel do vereador é legislar e fiscalizar. Muitas vezes ficam angustiados, pois a Casa de Leis promove dezenas de audiências públicas por ano, a pedido da sociedade, para resolver as demandas que chegam nos gabinetes, e muitas vezes ficamos frustrados. Colocamos recursos no orçamento e nos sentimentos desrespeitados como legisladores. Discutimos, debatemos, os projetos são aprovados, e muitas vezes as coisas não acontecem. Essa Casa, incansavelmente, luta para que as demandas que chegam até a gente sejam resolvidas”, disse.

Presidente da Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos da Casa, o vereador Ayrton Araújo lembrou que a Câmara já realizou pedidos de melhorias na região do Água Limpa Park. “Essa audiência é muito válida. Temos que discutir nossa cidade, pois ela vem sofrendo muito com essa chuva, com alagamentos em todos os cantos da cidade. Faltou planejamento e agora temos que arrumar e, daqui pra frente, planejar”, afirmou.

(Fonte: Jeozadaque Garcia – Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal – Foto: Izaias Medeiros)

Com fim da Carteira de Trabalho em papel, parte dos trabalhadores enfrenta dificuldades para acessar informações trabalhistas

Sindicato denuncia condições de trabalho na JBS de Sidrolândia

Lei estabelecerá multa para empresa que descumprir igualdade salarial

Sindicatos querem ser ouvidos na elaboração da política econômica do país

Campo Grande: PT reafirma oposição à gestão de Adriane Lopes e vai lançar candidatura própria em 2024

.

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )