Com retirada de candidatura em Campo Grande, PCdoB pode apoiar reeleição de Marquinhos Trad

Com retirada de candidatura em Campo Grande, PCdoB pode apoiar reeleição de Marquinhos Trad

Em nota, a direção municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Campo Grande informa que decidiu pela retirada da candidatura majoritária na capital. A decisão foi tomada em conjunto entre o Comitê Estadual e Municipal.

Segundo a nota partidária, o pré-candidato Mário Fonseca terá outra função no projeto político eleitoral da cidade, ajudando a promover a chapa dos candidatos e candidatas ao cargo à Câmara Municipal, “visando atingir os objetivos traçados para esse pleito eleitoral de 2020”, informa a resolução. “A partir de então intensificamos nossa política de alianças, sempre pautados pela tática da Frente Ampla, para apresentarmos uma proposta de aliança que dê a melhor resposta ao Projeto Político Eleitoral do PCdoB-CG”.

Partido tende a apoiar Marquinhos Trad

Para lideranças do PCdoB no estado, a tendência mais forte é a de apoiar a reeleição do atual prefeito, Marquinhos Trad (PSD). Embora o prefeito tenha apoiado a candidatura de Jair Bolsonaro, haveria entendimento de que ele não é de extrema-direita como o presidente da República.

Marquinhos seria um “mal menor” para barrar uma candidatura mais à direita e identificada com o bolsonarismo radical, que seria o caso de Sergio Harfouche, que representaria esse setor. A tática estaria inserida na política de “frente ampla democrática” defendida pelo PCdoB e uma candidatura mais à esquerda estaria fora da disputa na capital de MS neste momento.

O PCdoB teria uma boa interlocução com o PSD em Campo Grande e o deputado Fábio Trad estaria tendo um comportamento no congresso nacional de defesa da democracia inclusive sendo crítico de algumas ações de Jair Bolsonaro.

Ao procurar fechar uma aliança com PSD, o PCdoB espera negociar “alguns avanços” na gestão municipal, como o enfrentamento da Covid, sendo que o partido “será uma voz para contrapor os negacionistas que estão dando as cartas e abrindo tudo quando os indicadores são de curva ascendente”. Outra proposta seria a de criar um auxilio-emergencial municipal para os desempregados, criar um programa emergencial de combate ao desemprego – com abertura de obras e contratação de desempregados – e outras propostas que o partido apresentaria para o programa de governo.

A decisão final sobre o apoio ou não à candidatura de Marquinhos será tomada, no entanto, na convenção eleitoral do PCdoB, que ocorrerá neste sábado (12), virtualmente, das 14 horas às 17 horas. Embora exista a tendência pelo apoio ao prefeito, pelo menos na direção da legenda, a definição ocorrerá no sábado.

Confira a íntegra da nota do PCdoB:

PCdoB-MS DECIDE PELA RETIRADA DA CANDIDATURA MAJORITÁRIA EM CAMPO GRANDE-MS

No último dia 29/08, o Colegiado Partidário formado pelo Pleno da Direção Estadual do PCdoB-MS em conjunto com o Pleno da Direção Municipal do PCdoB de Campo Grande-MS, reunido virtualmente com a presença da Direção Nacional do Partido, decidiu pela retirada da Pré-candidatura Majoritária do PCdoB na Capital de Mato Grosso do Sul.

A decisão foi tomada após diversas reuniões de Direção, da Comissão Política e da Coordenação de Campanha do Movimento 65 em Campo Grande-MS, realizadas para avaliar e monitorar o Projeto Político Eleitoral do PCdoB da Capital de Mato Grosso do Sul, sempre contando com a presença da Direção Nacional do Partido.

A partir de então intensificamos nossa política de alianças, sempre pautados pela tática da Frente Ampla, para apresentarmos uma proposta de aliança que dê a melhor resposta ao Projeto Político Eleitoral do PCdoB-CG. Assim, o camarada Mario Fonseca desempenhará outra função em nosso Projeto Político, para conseguirmos promover nossa Chapa de Vereadores e Vereadoras e atingir os objetivos traçados para esse pleito eleitoral de 2020.

A Convenção Eleitoral do PCdoB de Campo Grande-MS acontecerá virtualmente no próximo dia 12/09/2020, das 14 às 17 horas, pela plataforma GoogleMeet.

Campo Grande, 11 de setembro de 2020.

Renato Pires de Paula – Presidente Municipal do PCdoB-CGMS e Coordenador Geral de Campanha do Movimento 65 em Campo Grande-MS

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )