Com show do Acaba, restauração da escola Maria Constança será entregue hoje (27) em Campo Grande

Com show do Acaba, restauração da escola Maria Constança será entregue hoje (27) em Campo Grande

A reforma e ampliação da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado será entregue hoje (27) com show do grupo Acaba às 19:30 horas

Nesta quinta a REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) passa a contar com mais uma unidade escolar restaurada: a Escola Estadual Maria Constança Barros Machado, localizada no Bairro Amambaí, em Campo Grande. Responsável pela oferta do Ensino em Tempo Integral desde 2017, a unidade escolar é a única obra projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) na Capital de MS.

Diferente de outras escolas que passaram por reformas gerais, a EE “MCBM” – como é chamada pelos estudantes – passou por um profundo e delicado processo de restauração por se tratar de uma obra tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual. O tombamento se deu durante a década de 90, em reconhecimento ao arquiteto carioca e aos seus traços tão singulares, considerado por muitos como um dos expoentes da arquitetura moderna.

Show do Acaba: grupo foi formado no Maria Constança

Grupo Acaba se apresentando no Maria Constança, na década de 70

O evento contará com um show do grupo Acaba que, segundo Moacir Lacerda (um dos integrantes), foi formado em 1971 na escola, que na época realizava festivais de música. Após mais de 50 anos e muita história, os “Canta Dores do Pantanal” retornam onde tudo começou.

Para o diretor da escola, Reinaldo José Schmidt, “será um grande prazer receber o grupo Acaba. Venham prestigiar o solenidade da restauração dessa bela escola que fez parte da vida de muitos sul-mato-grossenses.”

Reforma e ampliação

O prédio da escola foi inaugurado em 26 de agosto de 1954, e possui características marcantes, como a fachada, que remete à um livro aberto. Um pilar branco, posicionado na entrada, traz a ideia de um lápis e no interior do prédio, o corredor simboliza uma régua. Já o nome, homenageia uma das diretoras que já passaram pela entidade na década de 40, ainda antes da inauguração no atual espaço, quando a escola atendia pelo nome de “Ginásio Estadual Campo-grandense”, que existia desde 1938.

A unidade escolar contou com serviços de restauro, ampliação e reforma com acessibilidade, contemplando adequação da edificação às normas vigentes de proteção contra incêndio e pânico, proteção contra descargas atmosféricas e vigilância sanitária.

Nos blocos 1, 2 e 3 foi realizada a substituição de cobertura, impermeabilização, revestimentos de pisos, paredes e forros, esquadrias e ferragens, pintura geral interna e externa, instalações elétricas, hidrossanitárias e de captação de águas pluviais. Foi realizada, ainda, a construção do bloco 04 e demais adequações necessárias ao atendimento da comunidade discente, com refeitório, salas de aula e laboratório.

Com um investimento que supera a marca dos R$ 10 milhões, englobando a restauração e os novos equipamentos, que passam a estar à disposição dos estudantes, a escola contou – ainda – com a construção de uma quadra poliesportiva, que não fazia parte do projeto original. Também foi construído um novo refeitório, para atender os mais de 370 alunos do 6° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio.

A solenidade de entrega da restauração da EE Maria Constança Barros Machado será nesta quinta-feira (27), às 19h30. O evento terá a presença do governador do Estado, Eduardo Riedel, entre outras autoridades. A cerimônia será aberta à imprensa, no Teatro de Arena da EE Maria Constança, na Rua Mal. Rondon, n. 451 – Bairro Amambaí.

(Eber Benjamim – com informações de Marcus Espíndola, Comunicação SED – Fotos: Álvaro Rezende e Moacir Lacerda)

Servidores aposentados voltam à Assembleia Legislativa para cobrar ação de deputados sobre o desconto de 14% nos salários

“Família jogou para a escola a responsabilidade de educar”, alerta doutora em Educação após onda de ameaças

Chapadão do Sul: professores da rede municipal fazem paralisação e protesto pelo cumprimento do piso salarial; veja vídeos e fotos da mobilização

Licença-Maternidade passa a ser contada a partir da alta hospitalar para servidoras da Assembleia Legislativa de MS

Pedágios em MS: projeto quer proibir aumentos em casos de obras atrasadas nas rodovias

Privatizações de rodovias e energia: parlamentares abordam o papel das agências reguladoras nas concessões em MS

.

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )