Desconto de 14% dos servidores aposentados de MS: aguardando resposta após deputados levarem demanda ao governo estadual
Penalizados com um desconto de 14% nas aposentadorias e pensões, servidores dos diversos órgãos e poderes de Mato Grosso do Sul ainda aguardam uma resposta do governo Riedel, após ter sido formada uma comissão de deputados para fazer a interlocução e terem sido recebidos pelo secretário Eduardo Rocha (Casa Civil).
“Reforma” da Previdência
Os aposentados e pensionistas passaram a ter o desconto de 14% em janeiro de 2021, após ser aprovada a “Reforma da Previdência”. Eles alegam que os aposentados têm uma redução na remuneração ao saírem da ativa e o desconto de 14% é considerado muito alto, afetando duramente as condições de vida dos aposentados e pensionistas que em geral tem muitas demandas a serem atendidas como gastos com saúde.
Depois de diversas manifestações, formação da comissão de deputados na Assembleia Legislativa e a reunião com o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, aguardavam pelo menos uma resposta do governador sobre a questão. “Durante a campanha ele disse que iria estudar essa questão para ver o que seria possível fazer, agora parece que se esqueceu dos aposentados e pensionistas, lamentável que os políticos, na campanha eleitoral, dizem que se preocupam com nossos problemas, depois esquecem”, diz uma servidora aposentada.
“O fim do desconto para os aposentados, ou sua redução, é possível. Tanto que isso já foi feito em alguns estados que fizeram a reforma da previdência. O governo e a assembleia legislativa têm que ver esses casos, que são exemplos concretos de que nosso pleito é viável. No entanto, até agora estamos sendo enrolados, essa é a sensação dos aposentados e pensionistas”, afirma.
Um parlamentar estadual inclusive chegou a sinalizar que novidades sobre a questão aconteceriam em breve, com uma proposta para isentar até três salários mínimos e acima disso seria escalonado. Mas até o momento nada foi encaminhado.
Gazeta Trabalhista – Fone/Whats: 99213-7842 – Email: gazetatrabalhista@gmail.com
.