Educação: eleita mesa diretora da Comissão Especial que analisará novo Plano Nacional de Educação

Educação: eleita mesa diretora da Comissão Especial que analisará novo Plano Nacional de Educação

A Comissão Especial para o Plano Nacional de Educação (Cesp/PNE) da Câmara dos Deputados elegeu, por unanimidade, sua mesa diretora nesta terça-feira (29). Presidente da Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ, a deputada federal Socorro Neri (PP-AC) foi eleita 2ª vice-presidente do colegiado. Já Tábata Amaral (PSB-SP) foi escolhida para o comando da comissão.

“Conheço de perto os desafios da implementação de políticas públicas educacionais e sei que o sucesso do novo PNE dependerá da construção coletiva, da escuta ativa e do compromisso com resultados concretos. De igual modo, reforço o apelo da nossa presidente, a deputada Tábata Amaral, para que olhemos todos para a nossa missão aqui, que é de garantir que desta comissão saia um texto adequado à educação que queremos para o nosso país”, reforçou a presidente da FPeduQ.

A instalação marca o início dos trabalhos de análise do novo PNE, que visa substituir o plano atualmente em vigor (2014-2024), cuja validade foi prorrogada até o final deste ano. O deputado federal Moses Rodrigues (União Brasil-CE), também integrante da FPeduQ, foi designado relator do texto.

A comissão especial do PNE, composta por 34 deputados titulares e o mesmo número de suplentes, terá a responsabilidade de debater e aprimorar o texto antes de sua votação no plenário da Câmara dos Deputados.

O novo PNE estabelece 18 objetivos a serem alcançados na área educacional nos próximos dez anos, abrangendo diversas áreas como educação infantil, alfabetização, ensinos fundamental e médio, educação integral, diversidade e inclusão, educação profissional e tecnológica, educação superior, e estrutura e funcionamento da educação básica.

Sobre a FPeduQ

Lançada no dia 10 de maio de 2023, a Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ) tem como objetivo discutir no Congresso Nacional melhorias nos programas de acesso à educação, como FIES e Prouni, além da qualidade do ensino, inovação e tecnologia na educação, reforma tributária e outras pautas importantes.

O setor particular de ensino é responsável pela educação de mais de 15 milhões de brasileiros, dos quais 90% são das classes C, D e E. Além disso, é responsável por 77% dos alunos no ensino superior e 20% no ensino básico.

A frente é presidida pela deputada federal Socorro Neri (PP-AC) e tem como vice-presidente na Câmara o deputado Átila Lira (PP-AC). No Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) é o vice.

(Fonte: Assessoria de Imprensa /Capuchino Press – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Gazeta Trabalhista – Fone/Whats: 99213-7842 – Email: gazetatrabalhista@gmail.com

Pejotização das relações trabalhistas: entidades vão defender no STF posição contra precarização de direitos dos trabalhadores

Descontos indevidos de aposentados: advogada orienta como agir para reaver valores

FGTS: entregue memorial ao STF pedindo justiça para trabalhadores na Revisão do Fundo de Garantia

Comércio brasileiro cresce 2,3%, mas juros elevados e inflação são desafios

Empresa com contrato de R$ 187 milhões com a prefeitura de Campo Grande acumula ações trabalhistas

.

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS Wordpress (0) Disqus ( )