Lei cria Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares

Lei cria Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares

Segundo a lei, a atual rede de bibliotecas escolares deverá ser melhorada para também funcionar como centros de ação cultural e educacional permanentes. A ideia é definir um acervo mínimo de livros e materiais de ensino para os espaços, além de uma política de organização, funcionamento e preservação desses bens.

A lei 12.244/2010, que trata da universalização das bibliotecas nas instituições brasileiras de ensino, foi ampliada pelo Congresso Nacional, que criou o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares, além de somar aos espaços de democratização da informação outras finalidades, como encontro de lazer e suporte às comunidades.

A versão atualizada foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada nesta terça-feira (9), no Diário Oficial da União.

Centros de cultura

Outro objetivo é integrar e articular a rede nacional por meio da internet e da criação de um cadastro das bibliotecas no sistema de ensino. Nesse contexto, também foi determinado que haja um esforço para a universalização das bibliotecas em ambientes escolares do país.

Para tanto, as iniciativas poderão ser financiadas e receber assistência técnica da União na forma do regime de colaboração com estados e municípios, o mesmo estabelecido para o orçamento destinado à Educação.

A nova lei, que já está vigorando, prevê ainda a possibilidade de acordos com entidades culturais para ampliação e atualização dos acervos, além de possibilitar a atuação dos profissionais vinculados às bibliotecas escolares como agentes culturais na promoção do livro e da política de leitura nas escolas.

(Fonte: Agência Brasil – Foto: Ricardo Gomes/portal gov.ms)

Gazeta Trabalhista – Fone/Whats: 99213-7842 – Email: gazetatrabalhista@gmail.com

Governo sanciona o Sistema Nacional de Cultura que define a gestão do setor no país e estrutura atribuições de União, estados e municípios

Governador Eduardo Riedel recebe aposentados que pedem isenção do desconto de 14% para aqueles com enfermidades graves

Aposentados de MS: crescimento da mobilização contra desconto de 14% reflete enormes prejuízos com a “reforma” da previdência

“Queremos solução”: moradores cobram providências contra mau cheiro na região do Imbirissú, em Campo Grande

Cumpra as leis, prefeita: Servidores da prefeitura de Campo Grande cobram cumprimento de leis durante audiência pública

Gripe: vacina está disponível em Campo Grande para os grupos prioritários

Campo Grande: descumprimento de leis e decisões judiciais podem caracterizar infração política administrativa ou crime de responsabilidade da prefeita

Em greve, servidores da UFMS e do Instituto Federal realizaram ato em Campo Grande na praça do Rádio

Desvio de função de Agentes de Saúde em Campo Grande: prefeitura desrespeita Lei Federal

.

 

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )