Cineclube Sindical transferido para 7/12 por causa da chuva
Os organizadores do Cineclube Sindical, na sede da CUT-MS, informam que o evento desta sexta, 23, foi transferido para o dia 7/12 por causa da chuva. O filme de hoje, “Orgulho e Esperança”, será exibido então no dia 7/12 com início às 19 horas. Após a exibição ocorre uma roda de conversa abordando questões políticas, históricas ou referentes à produção do filme.
Na próxima sexta, dia 30, o filme será Aquarius, produção franco-brasileira, com vários prêmios internacionais.
“Orgulho e Esperança”
Inglaterra, 1984. No poder, Margaret Tatcher, a dama de ferro do neoliberalismo, aplica seu plano de privatizações, com diminuição do Estado de bem-estar social, e começa a fechar minas de carvão. Os mineiros deflagram a histórica greve que duraria quase ano e meio e ganharia força nas cidades interioranas dependentes da mineração.
Na cosmopolita e moderna Londres, porém, a movimentação que toma as ruas é pelas manifestações do orgulho gay. É quando surge um pequeno grupo de ativistas homossexuais que começa a arrecadar dinheiro para as famílias dos trabalhadores. O impasse surge quando a União Nacional dos Mineiros, envergonhada, recusa-se a receber essa ajuda.
Enquanto se acirram os conflitos, e o governo investe contra os trabalhadores – num dos maiores embates do movimento operário europeu –, os ativistas gays não desanimam e se mostram dispostos a vencer preconceitos para construir uma inusitada união entre movimentos sociais, criando uma cena “espetacular”.
Quem venceu essa batalha, a história já sabe. Passadas mais de três décadas desses episódios, um diálogo bem-humorado do filme é representativo para entendê-los. Um rapaz pergunta ao ativista que está arrecadando dinheiro para os operários:
– Por que gays como eu deveriam ajudar mineiros?
– Porque extraem carvão, que produz energia, o que possibilita que os gays, como você, dancem Bananarama até as 3 da manhã.
Dia 23/11, 19h, na sede da CUT-MS (Tv. Edgard Gomes, 49 – próximo à Feira Central)