As universidades federais e as eleições: autonomia universitária, mais verbas, cotas e outros assuntos; veja as propostas da Andifes aos presidenciáveis
A Andifes é a interlocutora das universidades federais com a sociedade e com o poder público em suas diferentes instâncias, notadamente o Congresso Nacional e o Governo Federal, e habitualmente, em todos os anos eleitorais, dialoga com os candidatos ao cargo de Presidente da República, tendo em vista contribuir com a formação de propostas que visem à valorização da Educação e da Ciência e Tecnologia.
“As universidades federais querem desempenhar sua missão que é crucial para as novas gerações em formação, mas também para o futuro do País, contribuindo para o fortalecimento da soberania, do desenvolvimento econômico e de uma formação que seja profissional, intelectual e cidadã. Mas para isso precisam ter condições de superar os atuais impasses, que são das universidades, mas são, também, do Brasil. E, para isso, buscam contribuir com o debate, propondo ideias, soluções e caminhos num momento rico em que os rumos do País devem ser necessariamente discutidos para que possamos marcar um encontro com um futuro melhor”, afirma trecho do documento.
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, criada em 23 de maio de 1989, é a representante oficial das universidades federais na interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral.
(Foto: Agência Brasil)
Novo ministro das Minas e Energia quer privatização da Petrobras e do petróleo do Pré-Sal
Alta dos preços: inflação oficial fica em 1,06% em abril; em doze meses é de 12,13%